Donos de um apartamento delicioso no Humaitá, na zona sul carioca, a designer de interiores Julia Barbosa e o escritor Alejandro Chacoff adaptaram o quarto onde trabalhavam (ambos têm esquema home office) para receber a primeira filha, Cecília. 

_ Até procuramos um de três quartos, mas nada agradou. Resolvemos então refazer o ambiente com um revestimento de tijolinhos, berço e cômoda charmosa, e desenhar uma bancada generosa com gaveteiro (@pagotomaiamarcenaria)  _ conta Julia, da Abre Mundos.

Cecilia nasceu e, aos poucos, a família foi sentindo falta de um “molho” no ambiente. “Estava básico demais!”, conta Julia que, percebendo também o clima animado da filha – sorridente e interessada em tudo e todos -, resolveu acrescentar pitadas mais autorais, a começar por uma pintura com sua assinatura.

_ A inspiração partiu inicialmente de um móbile em papel machê de uma bruxinha muito fofa da Silvia Aroeira (@silviaaroeira). Achei que tinha muito a ver com o que eu desejava para a Cecilia: voar livre, leve e solta pelo mundo. Fiz esse cenário no fundo e me propus a, em dois dias, transformar tudo _ revela ela.

Foi uma loucura – a primeira tentativa não agradou. Mas depois, com mais de calma, Julia foi inserindo na pintura da parede referências da fazenda de sua família, que frequentou (e frequenta) direto no sul de Minas, e salpicou montanhas com casinhas singelas, que caracterizam a paisagem por lá. 

De resto, vários detalhes “homemade”. Há bonecos que eram de Julia quando criança, e também muitos presentes de amigas queridas. As almofadas no chão para a menina se esparramar são trabalho de Erica, a mega prendada amiga de infância. E o tapete de crochê traz o toque artesanal que Julia tanto buscava. 

_ A composição de fotos, emolduradas em cima da bancada, foram tiradas por mim e trazem imagens de Minas. Buscava muito esse tom afetivo no ambiente, onde tudo tem história. É isso que quero passar para a Cecilia: a sensação de amor transbordante que envolve nossa pequena família _ finaliza Julia.