“Tiradentes é uma das cidades históricas mais famosas de Minas. Em meio a um vale, a linda Serra de São José, a cidadezinha mantém toda a arquitetura colonial muito preservada e conta com ótimas pousadas e diversos restaurantes.

Casei em Tiradentes há 15 anos e costumamos voltar com frequência para comemorar o aniversário de casamento ou para o Carnaval (bloquinhos de rua como antigamente).

Antes de ter filhos, preferia ficar hospedada em uma das pousadas no Centro, facilitando o acesso aos restaurantes, mas de uns tempos para cá descobrimos uma pousada maravilhosa, a Calçada São José. Ela fica um pouco fora do Centro, no caminho para Bichinho. O acesso é por uma estrada de terra, parece que estamos indo para uma fazenda. O terreno é enorme, rodeado por lagos e vales. Os chalés são grandes e super confortáveis! A pousada tem piscina, riozinho com piscina natural e também uma pequena cachoeira bem pertinho. Patos, gansos, galinha D’angola, coelhos, vemos de tudo por lá! O café da manhã é super caseiro e farto.

O almoço precisa ser na cidade. O que não faltam são restaurantes com um bom arroz e feijão para as crianças. Indico o famoso Estalagem do Sabor, o mais famoso da cidade para quem quer uma comida mineira (peça o “Mané sem Jaleco”). Mas tem também italiano, francês, oriental, comida para todos os gostos.

Costumamos fazer uma boa refeição no almoço e agendar na pousada uma sopa à noite, que é feita no fogão a lenha e a cozinha é perfeita para ficar até tarde batendo papo. Como é mais afastado da cidade, costumo comprar umas coisas para deixar no frigobar do quarto (leite, pão, e biscoitinhos).

Durante o dia existem diversos passeios para fazer com as crianças. O mais tradicional é pegar o trem Maria Fumaça para São João Del Rei. O melhor é passar na estação 1 dia antes para comprar com antecedência. Prefira os horários do final da tarde para não pegar muito calor. Você pode fazer um bate-volta só para curtir o trem ou ir mais cedo, almoçar em São João, conhecer a cidade e voltar no final do dia.

Perto da estação de trem também tem os cavalos que as crianças adoram, então aproveito para fazer logo o passeio quando vou comprar os ingressos para o trem.

Outra dica imperdível para crianças é o teatro de marionetes da Companhia de Inventos. O grupo está há 30 anos na cidade e faz um espetáculo tão lindo, tão delicado, que não tem como não ficar encantado! O ingresso também precisa ser comprado com antecedência. O teatro fica na Rua Direita, ao lado da pousada Três Portas.

Nesta última viagem conheci uma novidade na cidade e fez um sucesso enorme com as crianças. A Casa Torta, em Bichinho. É um centro cultural dedicado ao público infantil, mas que encanta também os adultos, com muitas brincadeiras antigas e lúdicas que marcaram o imaginário de muita gente. Durante a visita não paramos de ouvir “lembra disso?”, “eu amava aquilo!” e as crianças esquecem rapidinho os celulares e tablets para brincar no parquinho de areia, desenhar nas paredes e fazer uma banda de música com instrumentos de papel! Todos amaram!

Além das dicas para crianças, tem para os adultos. Primeiro, conhecer Bichinho, vilarejo onde se concentram artesãos locais. O ateliê mais famoso é a Oficina de Agosto, cujas peças inspiram diversos profissionais da região. Sugiro comer no Tempero da Ângela, um self service bem gostoso que tem por lá.

Na cidade, além de bater perna em todas as lojinhas e restaurantes, indico a loja Marcas Mineiras, no Largo das Mercês, em frente à pousada Solar da Ponte. É uma multimarcas com um café delicioso no fundo da casa. As roupas de cama e colchas de patchwork são lindas, tapetes e cerâmicas super charmosos.

Dentro da loja é que fica a maior atração. Uma filial da Mercearia Paraopeba de Itabirito. Fundada em 1886 (ou 18894, há controvérsias!), a loja é considerada a mais famosa quitanda de Minas Gerais. Vende de tudo um pouco, coisas para casa, comidas daquelas que não encontramos mais. Entre as tradições da mercearia está a prática do escambo de produtos entre os clientes antigos. Então, uma cliente que produz fubá troca seu produto por uma goiabada e assim por diante. Criando um comércio justo de ajuda mútua muito interessante para os dias de hoje.

A cidade é realmente incrível! Cada vez que eu vou acho alguma coisinha nova pra ver. Lugar perfeito para curtir com a família e viver uma vidinha com gostinho de antigamente”.