Ano novo, vida nova para a família do pequeno Lucca, de 6 anos. A grande mudança veio com a moradia reformada, uma cobertura em Niterói, assinada pela arquiteta Amanda Miranda. Para otimizar o espaço, a ideia foi criar dois espaços contíguos para o rapaz: um exclusivo de dormir e, o outro, pronto para ser usado (e abusado) como brinquedoteca. 

_ No quarto de dormir, aproveitamos a cama que havíamos projetado para o apartamento anterior, e só adaptamos o comprimento, criando um novo baú atrás, encomendado à marcenaria RNW. Eles gostam muito da cama por ela ser baixinha, acessível, no estilo montessoriana, além de contar com gavetas para guardar brinquedos. É um móvel prático e neutro _ explica Amanda.

Para o espaço de estudo, a arquiteta projetou uma bancada em tamanho normal (já na proporção de adulto), pois este ano ele já teria dever de casa. Com a quarentena e o “home schooling”, o espaço – generoso e fácil de ser organizado -, se tornou fundamental para a bem-sucedida rotina do rapaz e da família.  

_ A bancada foi feita em MDF laqueado, num azul bem claro, acompanhado o tom da pintura que utilizamos nas paredes _ revela Amanda.

Por sinal, a pintura das paredes partiu de uma sugestão de Amanda, que propôs uma estampa geométrica com boas doses de amarelo (bem forte), misturadas a um azul suave no rodateto e na porta. E detalhe: o amarelo é tinta lousa, virando então um quadro para o menino desenhar à vontade!

_  Queria muito destacar a porta, e valorizá-la quando estivesse fechada. Em espaços pequenos, acho fundamental incluí-la na ‘brincadeira’ – arremata Amanda.

Todo o projeto foi desenvolvido com o conceito de ser estimulante e lúdico para Lucca: Amanda buscou, em cada detalhe, trazer cor e vida ao ambiente, como uma fonte de criatividade e um toque artístico. 

_ A pintura é uma opção bem mais barata do que papéis de parede. Ainda por cima, é rápida e fácil de ser feita, imprimindo um toque diferente, único, ao espaço _ diz ela.

Já na brinquedoteca, a ideia foi seguir o pedido da mãe, Alessandra, de utilizar um adesivo de mapa mundi na parede (em cima de uma malha xadrez preta e branca) – isso porquê a família, claro, ama um pé na estrada (mapa da Projeto de gente). 

_ Tem ainda o adesivo desenvolvido especialmente “Lucca pelo mundo”. O painel mundi acompanha uma faixa de pintura (amarela) que contorna todo o ambiente, inclusive a porta (como um lambri). Aqui, usamos uma tinta de efeito lousa da Suvinil, onde ele pode desenhar à vontade – explica Amanda. 

Há ainda caixas organizadoras, mesinha infantil, prateleiras e muitos nichos que facilitam a acessibilidade dos brinquedos. Mas tudo sem esquecer um espaço livre central, bem generoso, que facilitasse a farra de Lucca. 

_ Até cogitamos fazer uma pequena portinha interligando os dois quartos, mas a configuração acabou sendo melhor assim. Um fica ao lado do outro e, assim, funcionam como uma extensão natural. E ambos dão para área externa da cobertura, com muita luz natural, jardim e a piscina em frente (cerca de 9m2 cada um). 

Papel de parede: Projeto de Gente enxoval Mooui, tapete Tok & Stok, luminárias Wolnel, cabideiro da Mind design e poltrona da Velha Bahia.