Como sabia que os pais não topariam mexer muito no quarto do apartamento alugado, na Barra da Tijuca, a arquiteta Ester Monteiro resolveu propor soluções práticas e fáceis de serem transportadas caso a família resolvesse se mudar em um futuro próximo. Menos investimento e mais criatividade – foi esse o lema para o projeto do espaço da recém-nascida Maria Antonia.

_ Os armários e a estante já eram existentes, mas a base era escura e pesada. Não queríamos mexer nessa estrutura, então bolei um painel que foi fixado sobre o fundo e que pode ser retirado posteriormente, caso eles se mudem. Na parte de baixo, colamos na marcenaria o mesmo papel de parede da área do berço, branco com poá preto. O efeito foi incrível _ conta Ester.

No painel da marcenaria, ela aproveitou para encaixar o trocador, evitando assim comprar uma cômoda.

_ Já havia muito espaço no armário, a cômoda seria redundante _ explica.

Como o quarto é relativamente pequeno, pois a marcenaria já existente ocupava bastante espaço, Tálassa, a mãe de Maria Antonia, optou por uma poltrona-cama, para eventuais “hóspedes” que venham dormir com a bebê – a ideia é não ter babá “fixa”.

_ A Tálassa não se preocupou muito com o conforto da poltrona para amamentar, pois já tem uma bacana que usou com a primeira filha, ao lado da sua cama _ revela a arquiteta, que acrescenta que o quarto dos pais é interligado ao ambiente de Maria Antonia por uma porta de correr, facilitando o acesso rápido e uma configuração prática dos espaços.

Quanto às cores neutras – preto, branco, cinza, pontuado com rosa claro -, Ester adianta que foram escolhas da mãe, incluindo o laranja e azul que aparecem nos acessórios (LZ Mini, Projeto de Gente e Minimimos). Cortina de linho (em degradê cinza) da Trama Casa. Berço e mesinha lateral da LZ Mini, tapete Projeto de Gente e enxoval/trocador da Mooui. Luminária da Muui e tapete Lorena Canals.

_  Três quadrinhos com bichinhos foram pintados pela Tálassa, que é designer: os dois abaixo da prateleira, com moldura dourada, e o preto _ arremata ela.