A casa de janelas verdes e um tom rústico, em uma simpática rua calçada com paralelpípedos, no Horto, faz parte do conjunto –  tombado pelo patrimônio histórico – da Chácara do Algodão. A partir de janeiro, ali é o endereço da Oba! Arquitetura, que apostou em um novo conceito de showroom: um espaço com sala, quartos e cozinha, montado para ser vivido e visitado como um lar completo, lúdico e sempre repleto de novidades.

A sala, por exemplo, tem poltronas assinados por Zanini de Zanine e Ricardo Graham (@oebanista), além do aparador de Gustavo Bittencourt e obras de arte de diferentes artistas. O pufe Nó é da Oba! e o tapete da Galeria Hathi. Tudo ali se mistura de forma orgânica com os brinquedos – como carrinhos e legos – que enfeitam a estante, montada com prateleiras e cremalheiras resgatadas do antigo endereço da arquiteta Leila Bittencourt, o nome por trás da marca e apresentadora do “Lugar de Criança”, no GNT.  

_ Queria justamente mostrar que uma estante, na sala, pode ser de todo mundo. Dos pais e filhos. Tem arte e brinquedo, juntos e misturados, e isso é um convite à convivência da família de forma harmônica. Acho que essa fronteira entre o que é de adulto ou de criança pode se tornar cada vez mais tênue e a minha proposta é mostrar justamente como esse mix de estilos pode ser rico, estimulante e interessante _ explica Leila, que colocou um mesão na cozinha para servir de “sala de reuniões” e posicionou duas luminárias pendentes com cúpula forrada de uma estampa floral exclusiva da Oba!.

Peças de família, como o gaveteiro verde que pertenceu à bisavó de Leila, se misturam às novidades criadas para o espaço pela equipe da Oba!, que inclui ainda os sócios e arquitetos Cinthya Bento e Miguel Capanema. E em vez de fazer novos revestimentos para os armários da cozinha, a ideia foi forrar tudo com adesivos, inclusive a geladeira (da La Estampa Home).

Nos fundos, acessado por uma edícula com plantas, fica o anexo voltado para o jardim reunindo dois quartos, repletos de lançamentos da Oba!. Um se inspira no tema “sonhos”, e traz um papel de parede estampado exclusivamente com um traço lúdico e divertido. Ali, as paredes ficaram repletas de composições artísticas, no clima “tudo aqui”.

_ Gosto de que a criança possa enxergar, exposto, tudo o que ela gosta. Montei uma composição de quadros onde há um pouco de tudo e acho importante incluir fotos, memórias, pôsteres e quadros _ revela Leila.

Entre os destaques, o pufe confortável com estampa do “coelho-rei”, um fragmento do papel de parede, tendinha, e a estante com aramados, quadros e peças queridas.

_ Há ainda uma mesa com papel bobina nova, baixa, que acabamos de lançar. E agora temos esses tapetes bem felpudos e gostosos, antialérgicos, para completar o ambiente _ arremata ela, que resume o conceito do espaço. 

Veja um pouco mais sobre a casa Oba! na matéria publicada na Boobam.