Posso dizer com propriedade, I left my heart in San Francisco! Morei lá com meu marido por 3 anos antes de termos nossos dois filhos e há mais ou menos 1 ano, passamos 1 mês lá com o mais velho (Hugo) que tinha, na época, 2 anos e com o pequeno (David), ainda na barriga. São Francisco é uma cidade deliciosa! Tem um tamanho perfeito para passeios a pé, vários bairros charmosos e muitos lugares super bacanas para crianças – desde parquinhos em praças de bairro até museus interessantes e bem planejados! Tem um ar de praia, mar por toda parte, uma descontração gostosa , casas lindas e preservadas, natureza exuberante e cultura de sobra. Dá para pedir mais?
O que a gente gostava muito de fazer em SF era combinar passeios com uma refeição num dos milhares de restaurantes MARAVILHOSOS que costumávamos ir. Segue uma listinha resumida dos must do/go:
Exploratorium – tipo um museu de ciência, interativo, com milhares de experimentos científicos,. Fica em Embarcadero. Ë mais bacana para crianças um pouco mais velhas (5+), mas ainda assim meu filho de 2 anos aproveitou muito!
*Almoçar no Ferry Building, um mercado super charmoso, prédio antigo e preservado, com algumas opções gostosas de comida.
Academy of Science / Golden Gate Park / DeYoung Museum – esses dois museus ficam no Golden Gate Park, parque maravilhoso com paisagismo do mesmo arquiteto que projetou o Central Park de New York! A Academy of Science (projeto sustentável e incrível do arquiteto Renzo Piano) tem aquários lindos, um crocodilo albino, planetário, estufa com pássaros e borboletas simulando uma floresta tropical, entre outras atrações impressionantes. Imperdível! O teto é verde e a iluminação é natural.
Logo em frente fica o De Young Museum (projeto do escritório suiço Herzog deMeuron), museu de arte pequeno, muito bem montado! Além do acervo e exposições, tem um mirante com vista linda da cidade! Ah! O parquinho do Golden Gate park é maravilhoso também, com um carrossel daqueles lindos, que os pequenos amam. E há várias trilhas marcadas, para todo o tipo de atleta.
*Almoçar ou jantar num restaurante Persa chamado Lavash, nas redondezas. É diferente, divertido, delícia. E, quem tiver tempo, pode esticar também e dar uma olhada na livraria sebo Green Apple: parece cena de um filme alternativo dos anos 70, quando o movimento hippie bombava na Califórnia.
Muir Woods – parque nacional perto de Sausalito, do outro lado da ponte. Maiores árvores do mundo! Tem que ir e caminhar.
Depois, esticar no Creativity Museum (não pode estar chovendo) – fica perto de Sausalito, mais legal para crianças até 10 anos.
* O programa é ir lá e almoçar em Cavallo Point, um hotel bonito bem North Califórnia old money style. Conhecemos através de uma amiga americana.
Moma SF – o Museu de arte moderna é sempre um programa interessante, com expos temporárias além do acervo de alto nível!
Lands End / Sutro Bath – pequena trilha com vistas lindas da Golden Gate Bridge! Por de sol maravilhoso.
*Almoçar na sequência no Pizzetta 211 (delicioso!!).
Dolores Park – Esse parque fica numa parte linda do bairro Mission e bem pertinho do Castro, outro bairro lendário e boêmio da cidade. Tem um parquinho super legal para os pequenos e é um passeio delícia para os adultos. Vale a pena andar pela Castro St., descer a 18th St. em direção ao Mission e passear pela Valencia St. Lá tem muitos restaurantes bem gostosos e lojinhas super charmosas. Área jovem, com cena descolada.
*não deixar de tomar um café + docinho no Tartine Bakery (O pão de lá é absolutamente maravilhoso).
Bondinho – não dava muito crédito, mas meu filho AMOU andar naqueles bondinhos tradicionais de SF que sobem e descem as ruas íngremes da cidade. Há dois trajetos pela região do centro.
Crissy Fields e Marina – é um programa de fim de semana dos locais. Uma caminhada super agradável ao longo da costa com vista para a Golden Gate Bridge. Ao lado fica o bairro Marina, vale a pena passear pela Chestnut St. com vários restaurantes e lojinhas simpáticas tbm.
*recomendo o Pacific Catch e de sobremesa um sorvete no Super Duper.
Cruzar a Golden Gate de bicicleta – é um must do, mas atenção: venta muuuito e é importante ir protegido. Não recomendo para crianças pequenas, mas sempre tem a opção de pegar uma bike dupla ou com cadeirinha. Pode voltar de ferry – as cidadezinhas na Bay area (do outro lado da ponte) têm balsa para voltar para SF e chegam no Ferrys building, Checar os horários.
Carmel / Monterey – Outra coisa legal da região é que tem bastante coisa para fazer nos arredores. Para criançada, o passeio mais legal, é ir até Carmel e visitar o Aquário de Monterey. Para quem tiver tempo, no segundo dia, ir ao parque nacional Point Lobos, vistas maravilhosas da costa do Big Sur, que se estende pela região que fica entre Los Angeles e SF.
Para os cinéfilos, ali do lado fica Bodega Bay, onde filmaram “Os Pássaros” de Hitchcock. Aliás várias locações de seus filmes são facilmente reconhecíveis na região. Em Carmel, tem a “mission” de “Vertigo”.
Hospedagem – Para quem vai ficar em hotel, a melhor opção é a região da Union Square, bem central. Só tem que tomar cuidado pois muito próximo fica o Tenderloin, que é uma região meio barra pesada: muito usuário de drogas e muito morador de rua. Para quem pensa em alugar um apê via airbnb, recomendo o bairro de Mission – perto do Dolores Park, Noe Valley – perto da 24th entre a Castro St. e a Valencia St., a região do Duboce Triangle ou Marina – próximo a Chestnut St. são lugares bem charmosos e com um comércio completo e gostoso! E próximo ao Golden gate park o sotaque é mais oriental, com muitas lojas e restaurantes chineses (especialmente na Clement st). Fiquem de olho em um restaurante birmanês incrível, o Burma Superstar.
0 comentários