Quem conta a história dessa aventura “na natureza selvagem” é Adriana Chamma, da marca infantil @avans_oficial, que viajou junto com seu marido, Glauco Desiderio e os filhos Enzo, de 7 anos, e Lais, de 4. Eles, com mais dois casais de amigos e crianças em idades próximas, combinaram uma viagem no último mês de outubro pela região de British Columbia, no Canadá. O ponto de partida foi Vancouver, onde ficaram por 3 dias. Depois, alugaram uma motorhome – cada família tinha a sua, da empresa Canadream, e se embrenharam por parques e pequenas cidades nas montanhas, com direito a caminhadas, geleiras, bonecos de neve, caça a gravetos e fogueiras. 

 

Quanto tempo?

15 dias,  sendo que 12 numa motorhome no Canadá

Roteiro: 

Ponto de encontro em Vancouver, passando por Whistler, Clearwater, Jasper, Lake Louise, Banff e Calgary.

Famílias: 

Um dos casais – Mila, Danilo, Marina de 6 e Helena, 4 anos (@blogtravelness) está fazendo uma volta ao mundo com as crianças. E a combinação foi encontrá-los em alguma parte do planeta. Acabamos decidindo ir juntos para a costa oeste do Canadá e nos juntamos ainda à família da Carine, prima da Mila, o marido Sami, Riad de 2 anos e Martina de 5 anos – @carinecruzeta.

A experiência: 

Foi uma imersão na natureza, já que todos os passeios incluáam trilhas e aventuras.

Praticamente todo o tempo dormimos em uma casa móvel, com direito à fogueira e marshmallows, caça a gravetos, brincadeiras na neve, e o encontro com muitos animais selvagens livres pelo caminho.  

Imperdível:

Em Whistler, um passeio incrível noturno, uma trilha de 1km com projeção nas árvores – as crianças super interagiram com a história. O  trajeto de gôndola foi também impressionante – a paisagem na estrada em si é deslumbrante. Ali estamos imersos em plena Montanhas Rochosas. Uma paisagem mais linda que a outra, de tirar o fôlego.

Viagem e aventura:

Foi nossa primeira viagem sem estrutura de hotel de resort com programação e monitores. Na verdade, em algumas horas tínhamos que parar em alguma praça, em um parquinho. Mas as crianças aguentaram super bem as trilhas – só que gastamos o dobro do tempo previsto nas placas de sinalização. O ritmo familiar é outro. Procurar pedrinhas era uma atividade que incentivava todos – recomendamos a pais e filhos. Mas em geral aprendemos a desacelerar nos passeios, sempre tinham paradas para lanchinhos. 

Refeições:

Grande parte das refeições aconteciam dentro do carro, fizemos compras em supermercados, e havia freezer e microondas. Bem prático. Levamos brócolis cozido, mini pepino, cenoura e  queijo para os passeios. 

Campings: 

Só paramos em campings regulamentados porque era mais seguro. E estávamos em 3 carros, 3 famílias, e sempre precisávamos de água, liberar esgoto, conectar energia. Mas a estrutura dos campings em geral é impressionante, muito fácil. Viajar ali de motorhome é um hábito.

Passatempo no trailer:

O Enzo levou a lição da escola, já está no segundo ano, e teve que cumprir tarefas. Abastecemos o trailer com lápis de cor, cadernos de desenhos, uma sacola de lego e brinquedos. Compramos varios dvds com filminhos por lá. E jogos para todos. Mas a diversão das crianças era cada vez ir em um carro diferente, sempre juntas, se divertindo a valer. De vez em quando parávamos em uma praça e eles se esbaldavam também. 

Valores:

Sem dúvida é uma viagem super econômica. Não se gasta em hotel nem em restaurantes – só eventualmente. Fomos em outubro, mas já pegamos muita neve. No verão, é possível tomar banho nos lagos, interagir ainda mais com a natureza.

Lição de vida:

O principal foi o contato intenso com a natureza, a falta de consumismo (quase não entramos em lojas, não era o foco). Fizemos muitas trilhas incríveis, andamos na beira de rio e lagos, escalamos pedras… Havia uma vivência muito intensa com o entorno. As crianças voltaram muito mais conectadas com o meio ambiente e com a importância de respeitar a natureza. Ficaram encantadas com o que viram e a experiência que tiveram.

Em Vancouver, roteiro:

Stanley Park / Aquário 

North Vancouver/ Capilano suspension bridge park

Granville island

Gastown

Em Banff, não perca a pipoca da @marypopcornshop