No princípio, eram as florestas. A mata, a natureza, era essa textura verde que os pais grávidos de Joaquim queriam no seu quarto. E quando chamaram a arquiteta Lívia Boechat para desenvolver o projeto, especificaram que esse seria o conceito principal do ambiente planejado para receber seu primeiro filho, hoje com sete meses,

_ Eles me pediram um quarto inspirado na natureza e nas florestas, com direito a muito verde e bichinhos por todos os lados. Com isso fui selecionando peças artesanais com essa pegada e mostrando para eles. Foi um trabalho em conjunto, muito prazeroso _ conta Lívia. 

Todos os móveis – inclusive o berço – foram herdados da família e, no espaço de Joca, ganharam um ressignificado repleto de memória afetiva. A poltrona, por exemplo, foi estofada em um brim verde musgo, a cômoda antiga ganhou puxadores de bichinhos e o berço teve adaptado rodízios, para facilitar o deslocamento no ambiente. 

_  O armário embutido, existente, foi tingido de branco para trazer mais luz e leveza, até porque o piso é de taco de madeira escura. Para contrabalançar, criamos novos ítens em tons claros, como as prateleiras em pinus, fixadas com alças de couro _ revela Lívia

O grande investimento (em termos de “efeito” e encantamento) foi a pintura de montanhas na parede. Desenhada em tons de verde, ela funciona como um quadro que atrai todos os olhares. De resto, Lívia foi adicionando peças bacanas, como um pufe de tricot e caixinhas organizadoras de crochet (tudo da Memória Afetiva). Almofadas, cestos de palha e kit higiene vieram da Minimimos e Mind.

_ Essas texturas artesanais foram fundamentais para trazer o tom aconchegante que buscamos para este quartinho.  

Os quadros são fotografias de animais de verdade, clicadas na África do Sul pela mesma fotógrafa que fez as fotos do quartinho: Renata Freitas, amiga de Lívia. São imagens não tão lúdicas e “fofas”, mas que poderão acompanhar Joaquim por mais tempo ou até mesmo irem para outro cômodo da casa, em algum momento.  

_ O resultado ficou extremamente afetivo. Exatamente o que imaginávamos para receber nosso querido filho. Cada detalhe desse projeto expressa todo o amor que queríamos transmitir para ele e a Lívia foi muito sensível e carinhosa, cuidando de cada detalhe para que o ambiente ficasse perfeito e encantador _ elogia a economista Gabriela Matta, mãe de Joca.