Vicente tinha mais de 2 anos e já era dono do seu próprio quarto, no confortável apartamento de 140m2 no Humaitá, quando os pais, os jornalistas esportivos Carlos Gil e Anna Olivia Wermelinger, engravidaram de Emilia. Foi aí que o dilema começou: colocariam as crianças para dormir juntas ou separadas? A decisão foi integrar dois ambientes e privilegiar um espaço amplo, de 20m2, com área de sobra para uma brinquedoteca. Tudo para evitar aqueles fatídicos brinquedos espalhados pela casa toda. O projeto, que exigiu um bom quebra-quebra e muito planejamento, levou a assinatura da arquiteta Paulina Gonik. E o resultado é que, agora, a família toda adora se espalhar na “ala” infantil do apê.

– O projeto foi feito já pensando no crescimento da Emilia. Logo que for possível, o berço sai de cena e entra ali outra cama, igual a do Vicente, formando um L. No meio vai ficar uma mesa baixa, tipo um caixote, com um futon encaixado dentro, para as visitas da dupla. As cores escolhidas, o laranja, azul e amarelo, são básicas e caem bem para meninos e meninas. E o mapa adesivado, executado pela Fina Stampa, tem tudo a ver com a trajetória do casal, que viaja muito a trabalho. As bandeiras são também uma diversão, porque tornam a imagem mais interativa – explica Paulina.

Vicente, estimulado pelo pai, um contador de histórias convicto e apaixonado, tem suas preferências por Playmobil e Mágico de Oz. Espertíssimo, sabe de cor a bandeira de cada país e diz para os amigos que foi ele quem escolheu o nome da irmã, em homenagem à Emília de Monteiro Lobato (outro de seus autores queridos). Por enquanto, ela concorda com tudo e olha para ele com admiração, ainda mais quando o vê brincando concentradíssimo em seu mundo da fantasia.

–  Uma ideia muito legal foi a cômoda colorida, que organiza os legos, os bonecos, os brinquedos. É um móvel prático, com gavetões acessíveis para os pequenos. Ele abre, tira o que o interessa, mas volta tudo para o seu devido lugar no final do dia. Em breve, a Emília vai poder participar da farra. E esse convívio tem tudo para ser dos mais saudáveis – conta Anna.