A ideia de forrar a parede atrás da cama com um mapa mundi tamanho “gigante” (Nina Moraes design) foi o ponto de partida para o projeto (express, executado em um mês) de reforma do quarto de Vicente, um jovem rapaz louco por bandeiras, geografia e países. Sua mãe, a psicopedagoga Caroline Real, teve a intuição que ele ficaria super estimulado com essa estampa e pediu à arquiteta – e amiga de longa data -, Suzana Duarte, que trouxesse esse clima de explorador para o ambiente do filho, montado no apartamento onde a família mora, no Jardim Botânico, Rio.
_ Acho fundamental, nessa idade em que eles saem da fase mais infantil, que o projeto reflita os gostos e preferências das crianças. No caso do Vicente, tivemos a preocupação de desenhar um ambiente onde ele se sentisse acolhido, com espaço para brincar e se esbaldar e prateleiras lotadas com garimpos que ele curte _ revela Suzana, que desenvolveu o projeto em poucas semanas, levando em conta que manteve o armário e o piso originais e investiu essencialmente na execução da marcenaria.
A cama, totalmente nova (desenho de Suzana), foi peça-chave no projeto da marcenaria e inclui uma cabeceira de madeira ripada (freijó) em forma de L. Uma pequena calha serve para encaixar livros e quadrinhos e embute uma fita de led que traz uma iluminação dimerizada. Outra novidade importante foi a bancada de estudos, com encaixes em diferentes alturas nas laterais, que possibilita regular a altura do tampo conforme o crescimento do rapaz.
_ O projeto é fácil de ser adaptado a diferentes fases do Vicente. No momento, está saindo da alfabetização, interessado em dinossauros e quebra-cabeças. A bancada, portanto, serve de apoio para os trabalhos de casa, desenhos e leitura. Facilita a concentração nos estudos _ explica Carol, que pediu à Suzana também um tapete vinílico (Nina Moraes), fácil de limpar e perfeito para cobrir o piso frio (porcelanato), original do apartamento.
Suzana faz questão também de contar que o mapa inclui imagem das bandeiras de cada país – e ele já reconhece tudo e todas.
_ É impressionante o quanto o Vic se apropriou do ambiente e adora estar ali _ arremata Carol, carinhosa.
Enxoval (manta, almofadas) da Nara Maitre Kids. Almofadas da Mini Móbile atelier. Na estante, objetos da Nara Maitre e garimpos (globos, esculturas e caixas de junco) da Casa 44. Cadeira spaghetti azulão do Fernando Jaeger.
_ A cadeira reforça o tom de azul que predomina no ambiente _ diz Suzana, que por anos fez parte da equipe do escritório da arquiteta Bel Lobo e hoje segue carreira solo em São Paulo, onde vive.
0 comentários