A fisioterapeuta Camilla Noronha estava fazendo uma boa reforma em seu apartamento, na Tijuca, quando descobriu uma gravidez: em 9 meses, um bebê chegaria para dividir o espaço com ela e o marido, Felipe. Coube a arquiteta Cris Passos, à frente do projeto, repensar tudo e transformar um dos cômodos, de 9m2, no mundinho de Alice, hoje com 1 mês. A vontade do casal era por um quarto montessoriano. Junto com a arquiteta, saíram em busca de informações sobre o tema.

– Nós lemos bastante sobre os princípios deste método e decidimos aderir em alguns pontos, como colchão direto no piso no lugar do berço. Como fisioterapeuta, trabalho bastante com crianças no chão, acho bacana. E aí a Cris veio com a sugestão da armação de casinha, eu amei – conta Camilla.

– Dá uma preenchida no quarto, em vez de ficar apenas o colchão… Botamos ainda um fio de luzes com globinhos coloridos enroscado na madeira – completa Cris. – Mais tarde, dá para cobrir com um tecido e virar uma casinha para brincar.

Depois de aprovada a cama-casa, era hora de definir os tons que o ambiente teria. O rosa e o cinza marcam presença, com pitadas de amarelo nas estampas feitas pelo ateliê Mini Móbile para o trocador, o kit “berço” e o saquinho de roupas sujas. As bandeirinhas estendidas na parede também são de lá. Já na parede em frente, onde fica o trocador desenhado pela arquiteta, bolinhas cor de ouro velho foram feitas sob medida e coladas uma a uma.

Nos detalhes da decoração, muito garimpo: quadrinhos da Ikea, lustres de nuvens encontrados na internet,  poltrona de botões coloridos da Desmobilia e dois futonzinhos da Futon Company. E para completar o “clima” montessoriano, Alice ganhou um espelho horizontal perto de seu colchão para logo começar a se reconhecer, além de quadrinhos e livros sempre ao alcance da criança.

– Como a ideia é ela, logo que começar a engatinhar, ter acesso às suas coisas, foi preciso pensar na segurança. O revisteiro, por exemplo, tem as extremidades arredondadas e os quadros foram presos na parede com fita banana… Nada de pregos! – Cris dá a dica.