Esse ano, o convite do NaToca foi feito ao Coletivo PN+. Paula Neder, Elise Penedo, Carol Stratmann, Marcelle Neves, Melina Castanhel, Natasha Pinto, Paula Brunet e Raphael Lopes foram instigados a criar um Natal original pra você se inspirar. O cenário não poderia ser mais emblemático para representar 2018. O coletivo se reuniu uma tarde no o lugar onde aconteceu a Casa NaToca, no Jardim Botânico, nossa mostra de decoração e design infantil, que contou com a linda participação do Coletivo PN+ assinando o banheiro ateliê.

A ideia era fugir do formato de pinheiro e apostar em uma instalação multicultural e interativa, que remetesse à confraternização e à tradição natalina, com as cores de uma árvore (verde, branco e vermelho).

_ Levamos papelão, tintas, fitas, papéis, luzinhas, algumas fotos impressas e mensagens que recolhemos com amigos daqui e de fora do Brasil. Desde o início, pensamos em misturar culturas, idades e criar uma diversidade _ conta Elise.

A tarde gostosa, que reuniu todo o coletivo com convidados, como a artista plástica Giuliana Favero, crianças e a fiel escudeira Lola, cachorrinha da Paula Neder, começou com o recorte do papelão em três partes e o suporte (feito com o próprio material) para deixar a instalação em pé. Depois, foi hora de esticar tudo no chão e mãos à obra. Surgiram desenhos que criaram padronagens gráficas. As mensagens foram transcritas nas línguas originais: tem até egípcio. Algumas fotos dos autores, desenhos infantis e luzinhas deram o arremate final. O papelão ganhou ainda furos redondos para brincar de botar a cabeça e… click!

Não faltaram os presentes! A turma se juntou pra comprar e criar embrulhos em harmonia com a árvore. Olha que ideia legal: imprimir as maõzinhas da criança virou brincadeira e o resultado é super lúdico. Os brinquedos foram dados para os pequenos que participaram da farra, e doados logo depois.

E é nesse astral que desejamos a todos um lindo 2019!