Maria é a primeira filha de Simone e Silvio Vale e, como pais de primeira viagem, compartilhavam a expectativa de montar um quarto “mágico” e encantador, do jeito que tanto sonhavam. Mas como o apartamento onde moram, na Gávea, é alugado, a arquiteta Natalia Okamura teve o desafio de buscar soluções criativas, mas que não fossem extremamente dispendiosas e nem envolvessem muita marcenaria. 

_ Eles tinham muitos sonhos e expectativas para esse ambiente, afinal seria o lar da primeira filha. Portanto, tentei seguir à risca tudo o que me pediram, ou seja, desenhar um ambiente neutro, com móveis soltos, sem tema e bem aconchegante. Como Simone é decidida e prática, o processo foi super fluido _ revela Natalia. 

Na reunião de briefing, Simone apontou que desejava priorizar uma base mais neutra para a decoração do quarto, com tons suaves e sem tema. Então Natalia desenvolveu,  junto com a Nara Maitre, uma paleta bem delicada – mas para não deixar tudo monótono, propôs um mix de estampas no enxoval,  tapete de cor neutra (mas com diferentes texturas), e salpicou cores “assumidas” em alguns itens decorativos, como o cabideiro rosa neon (do studio Nara Maitre).

_ Buscamos usar móveis soltos (Minimimos e LZ studio) e criar um ambiente gostoso com o papel de parede de estampa geométrica, bem delicado (Nara Maitre). O enxoval, com cores pastéis, trouxe a harmonia estética que tanto buscamos _ reflete Natalia

O ponto de partida para a escolha do layout do quarto foi o reaproveitamento da marcenaria e de um  painel de gesso com nichos, ambos já existentes. A parede do berço – a de gesso – ganhou um papel adesivado e ali foi fixado um mix de elementos coloridos, trazendo boas pitadas de vida e graça para o mundinho de Maria.  

_ Um ótimo recurso para apartamentos alugados é a pintura de meia parede colorida, que utilizamos aqui atrás da cama auxiliar e que substituiu a idéia inicial de um painel em marcenaria. O efeito é bacana e o custo, , muito mais baixo – avalia Natalia, que conta que, no processo de criação do projeto, costuma sempre perguntar para os clientes se há algum móvel ou objeto de valor afetivo que gostariam de destacar. _ A Simone comentou que tinha uma Santa da Nossa Senhora com grande valor afetivo  e que,  inclusive, a escolha do nome da filha foi para homenageá-la. Tratamos então de providenciar um cantinho especial para essa imagem _ arremata. 

Simone, por sua vez, adorou o processo de criação e conta com o maior carinho a experiência intensa e prazerosa que viveu ao lado de Natalia e Nara.

– Elas tiveram a ideia de colocar um nicho em forma de casinha para encaixar a imagem da Santa, que tanto representa para mim. Respeitaram todos os meus desejos, me ajudaram com cada detalhe e, no final, só poderia agradecer por tudo, pois o quarto da Maria ficou exatamente do jeitinho que tanto sonhei – conclui Simone.