Desde o início da gravidez, a administradora Aline Mathias sabia o que queria para o quarto de sua primeira filha: uma decoração com ar retrô e colorida, que fugisse do “princesa cor de rosa”. Chamou a Gruu Arquitetura para dar forma ao universo de Luisa, no ambiente de  9m2 no apartamento em Vila Mariana, São Paulo. Logo nas primeiras conversas, Aline contou que flertava com o método montessoriano e chegou a pensar em aderir à cama baixa, mas acabou convencida pela arquiteta a optar pelo berço.

_ Acho que no primeiro ano fica mais confortável e prático para a mãe segurar a bebê com a altura de berço – pondera Cintia Shiguio, da Gruu, que tem escritório em Campinas. – Escolhemos um berço lindo, oval, numa cor forte, que ela queria, e ainda vira uma mini-cama depois.

É neste lado do quarto que o papel de parede se destaca, com estampa de sorvetinhos, desenvolvido pela própria Gruu e produzido pela AdsiveShop, que agora incluiu a opção em seu catálogo online.

Os tons fortes dão ainda o ar da graça nos quadrinhos do Atelier 508, da designer Carine Strücker, olha que graça! Cada um traz uma cor diferente no fundo, com desenhos de nuvem e bichos. Outro detalhe que leva um toque artesanal ao ambiente é o varal de corações em crochê – presente da arquiteta para Luisa, feito sob medida pela artista Fabiana Lima, da Morango Chá.

Para terminar, a cômoda, sugestão de Cintia, faz um mix de madeira laqueada com pinus tratado: um charme, com puxadores diferentes em estilo antiguinho comprados por Aline. E viu o espelho na parede? É um acrílico de alta qualidade, com cantos arredondados. Foi colado com fita dupla face em uma altura que a bebê possa logo se enxergar – parte da filosofia montessoriana.