Foi pesquisando o site do NaToca que a médica Lygia Esteves, então grávida do segundo filho, conheceu a arquiteta Cristiane Passos, e se apaixonou pelos quartos com sua assinatura. Logo descobriu: Cris é do Rio; ela, de São Paulo. Mas a distância não se tornou empecilho. O ambiente do pequeno Leo (hoje com 2 meses) acabou sendo feito inteiramente online. E com um resultado lindo, exatamente como planejado pela arquiteta, com as estampas do Mini Móbile.

_ Essa modalidade, digamos assim, de projetos à distância tem se tornado mais frequente, e eu adoro fazer, dá super certo! Pode ser em qualquer lugar do Brasil. Não estive uma vez sequer na casa da Lygia. Absolutamente tudo, entre fechar orçamentos, pesquisa de móveis, decidir marcenaria e até montagem, foi acertado por e-mail, mensagens e alguns poucos telefonemas. Ficou pronto em dois meses _ conta Cris.

O primeiro passo foi enviar para a arquiteta um desenho à mão (feito pela própria Lygia), com a disposição de portas, janelas e todas as medidas, junto com fotos do lugar e um questionário preenchido, com as expectativas e necessidades. A partir desse material, Cris já fez uma planta no computador e partiu para as ideias. O resultado foi um projeto completinho, com imagens virtuais de cada canto, indicando já cores, estilo, com fotos pesquisadas na internet da linha sugerida para cada item. Aprovado! Hora de botar a mão na massa.

_ Como a casa dela estava em reforma, aproveitamos o pintor, que já deixou as paredes no cinza que especifiquei, e as tomadas no lugar certo _ explica Cristiane. _ Eu quis uma pintura parcial da parede, até o meio (na altura), e na parte de cima, em uma delas, entraram pequenos adesivos pretos em forma de triângulos, da Mooui. Mandei o link, a Lygia comprou e eu indiquei a pessoa para ir lá colá-los.

O processo foi quase todo assim: a arquiteta enviava links com os produtos, ela comprava e já entregavam em sua casa. Como, por exemplo, o móbile montessoriano preto e branco (em cima da cama) da ebay, o tapete Fernando Jaeger, os quadrinhos Uauá Baby, o cabideiro preto Desmobilia, a cortina Uniflex, a luminária preta Reka, fixada onde será o cantinho da leitura… A marcenaria (cama-cabaninha, cômoda-trocador, prateleira e revisteiro) foi desenhada por Cris e executada em Carvalho Ibiza aqui no Rio. Depois, o marceneiro levou para São Paulo e montou tudo.

Os tons cinza, branco e madeira do quarto ganharam pitadas de verde água no enxoval, pensado sob medida pela Mini Móbile. A designer Daniella Tombini, à frente do ateliê, é outra que está acostumada aos projetos à distância, fazendo o layout de acordo com os desejos da mãe e enviando tudo por correio.

_ No início, fiquei um pouco insegura por causa da distância, principalmente porque achei que teria que fazer muitas coisas sozinha _ confessa Lygia. _ Mas para minha surpresa, o processo de escolha, compra e depois montagem foi tão tranquilo… E todos os passos guiados pela Cris. O quarto ficou pronto antes do que eu esperava, mais lindo do que imaginava!