Antonia, 1 anos e 9 meses, era dona absoluta do pedaço até que sua mãe, a dentista Anna Carolina Ledo, engravidou de Daniel (na sessão de fotos, ele passava seus últimos dias na barriga). O espaço de 15m2 precisaria, então, ser dividido entre os dois. Foi quando entraram em ação as designers Mariana Moraes e Mariana Marx, do ateliê Nina Moraes, e a arquiteta Hana Lerner. O resultado foi um ambiente democraticamente dividido: um canto para ela; um canto para ele. Antonia ganhou uma cama com jeito de sofazinho – futon em cima de um tatame – e o seu berço foi preparado para receber Daniel, com protetores de aviãozinho e tudo. Do lado dele, o azul predomina; já no dela, tudo é rosa e amarelo.

– O azul que cobre toda a extensão de uma das paredes garante a uniformidade do quarto. Parece papel de parede, mas as nuvenzinhas foram feitas com papel vinílico e coladas uma a uma – conta Mariana Moraes. – E ainda fizemos luminárias em formato de nuvens com tecidos estampados, para essa mesma parede.

Na parte de Antonia, uma estante divertida com nichos diferentes, feita sob medida, guarda suas bonecas, bichinhos e livros. Baldes coloridos ficam pendurados em ganchinhos fixos na marcenaria. Mas a grande atração para a pequena é a lousa, que rende bons momentos de brincadeira.

Já o canto de Daniel é recheado de detalhes artesanais, feitos no maior capricho: móbile de balões, nichos forrados de tecido em cima do trocador e quadrinhos de bastidores com desenhos de feltro. Os ganchos em que estão pendurados o nome “Daniel”  e uma bolsinha rosa são puxadores cobertos de crochê. Tudo by Nina Moraes.

Hana Lerner, que planejou o espaço, conta que tudo foi pensado também para a praticidade da mãe:

– O berço e o trocador, ou seja, a parte do novo neném, fica mais perto da porta. Assim, a mãe pode entrar toda hora, trocá-lo, mexer no berço, sem passar pela Antônia e incomodá-la.