Ricardo Alves de Almeida, arquiteto, e Anelise Lamas de Souza, fisioterapeuta, já moravam nesse apê de dois quartos, em um ponto gostoso do Leblon, quando souberam que estavam grávidos do primeiro filho. Providência número um: transformar o escritório em um ambiente infantil, sem grandes investimentos, mas com total criatividade.

– Aproveitamos as prateleiras Carrapixxxo que já tínhamos ali e só colocamos um bercinho para o Lucas. A bancada também ficou. Mas logo veio o Pedro e aí não teve jeito, resolvemos investir um pouco mais, colocando o papel de parede estampado (“Casa na árvore”, da By Floor) e salpicando os adesivos de robôs (i-stick) no resto do ambiente. As caminhas baixas são práticas (Tok & Stok), porque eles se deslocam dali com facilidade. Ou seja, são um bom incentivo à independência da duplinha – conta Ricardo.

O verde fechado e o café com leite, tons predominantes no ambiente, foram escolhas dos pais, que buscaram evitar cores muito infantis e delicadas, típicas do universo infantil. Um detalhe importante é que praticamente todos os brinquedos ficam ao alcance da dupla e, depois da bagunça, tudo volta para o lugar sem muito estresse.

–  Não temos empregada nem babá e montamos um esquema para estarmos próximos das crianças, já que somos profissionais liberais, que administram sua rotina. Todos os dias levamos eles para a escola de bicicleta, na cadeirinha da garupa, pela Lagoa. Fazem o maior sucesso, um na frente e outro atrás. Como o convívio é intenso, eles aprenderam a nos respeitar bastante. Aqui em casa, ‘hora de guardar’ é a expressão chave para a farra terminar. E não tem tempo feio.

Viajantes assumidos, Rick e Anelise sempre trazem na mala uma roupa de cama (Ikea), cestos e brinquedos descolados (foram eles que deram a dica superbacana das pracinhas by Monstrum, do post Na Estrada: brincar na Dinamarca). Em breve, vão para Paris com eles, para conhecer juntos a Euro Disney.  

– Antes de ter filho, éramos pé na estrada total e sempre trazíamos objetos lúdicos, porque gostamos de peças diferentes e divertidas. Quando eles nasceram, foi só arrumar tudo na estante do quarto e o set estava montado.