Em festas, lojas, eventos e até nas escolas, a gaúcha Tati Suarez, da oficina T de Tati, de Porto Alegre, promove uma farra das boas ensinando a garotada a fazer de tudo: bonecas de pano, jardinagem, toy art, costura no papel, pinturinhas…. Basta pedir que ela desenvolve correndo um projeto e traz todo o material necessário. Dessa vez, a brincadeira foi montar máscaras de todos os tipos de animais, em um ensaio feito para o site da Marisol. Lúdicos e divertidos, esses adereços se tornaram brindes bacanas, que podem até ser usados na decoração de ambientes.

– Quando a criança participa da feitura do objeto, ela se torna autora e desenvolve um envolvimento completo. Dá o maior prazer ver o engajamento da galera e a felicidade quando se deparam com tudo pronto. A máscara, no caso, é uma grande brincadeira, que auxilia muito no processo de vencer a timidez. Através do ato de se fantasiar, a criança consegue colocar para fora todos aqueles sentimentos difíceis de serem elaborados de “cara lavada” – conta Tati.

Mãe de Valentina, de 9 anos, e Cora, de 6 anos (que aparecem nas fotos), ela ama o que faz e recomenda que todos pratiquem um pouco desse “mão na massa” com seus filhos, com clima descontraído, roupa confortável, risos, e muito material espalhado pelo chão.

– O legal é a criança ver que os pais valorizaram a sua produção. Nada melhor que uma decoração com a identidade do dono do quarto. Assim, é possível envolvê-lo com o seu espaço e fazer com que se aproprie do ambiente. As máscaras podem ficar penduradas nas camas, cabideiros ou até expostas em uma divertida composição na parede. Acessíveis.

Material e passo a passo:

– Feltro colorido, elástico para o fechamento na cabeça, cola quente ou cola de tecido, tesouras, furador e os moldes.

– Primeiro, baixe o molde grande e o molde dos detalhes da máscara e imprima. Use os moldes para desenhar no feltro as formas que serão usadas nas máscaras. Depois, recorte os as formas das máscaras e monte os detalhes sobre a máscara desejada antes de iniciar a colagem. É hora de iniciar a colagem. Se a ideia for usar as máscaras imediatamente, prefira usar cola quente. A cola de tecido demanda um tempo de secagem, de aproximadamente 8 horas. Para terminar, faça orifícios nas laterais e prenda um elástico em cada um dos furos.