Um quartão com jeito de brinquedoteca. O pedido da mãe de Bernardo, 1 aninho, para a arquiteta Leila Bittencourt, da Oba! Arquitetura, era deixar o ambiente com bastante área livre para o pequeno explorar e brincar à vontade. E espaço ali não foi problema: o lugar conta com generosos 19m2 (cobertos quase inteiramente por um tapetão emborrachado “cru”, confortável para a criança e fácil de limpar).

_ Bernardo é apaixonado por animais e também por céu… Esses temas nortearam o projeto, pegamos tudo que ele curtia e misturamos numa grande brincadeira _ conta Leila.

Tem girafa, macaco, elefante, hipopótamo, leão e pássaros em grandes adesivos coloridos (Oba!) espalhados e sobrepostos em papéis de parede – de um lado do quarto, com estampa de folhinhas; do outro, com nuvens.

De cara, chama a maior atenção a estante árvore da Oba!, lúdica e tudo a ver com o ar de safari. Ao lado dela, caixotes com rodízios deixam os brinquedos bem à mão do menino – prático para arrumar depois. Em frente, fica a bicama-cabaninha (já era da casa) em total sintonia com a decoração.

_ Fizemos um painel de madeira atrás da cama, com lugar para os livros dispostos com capa pra frente, o que é ótimo para atrair a criança a pegá-los. Não chega a ser um quarto montessoriano, mas tem um toque sim, pensando na autonomia do bebê para mexer no que quiser _ explica a arquiteta.

A diversão de Bernardo está garantida ainda com a bobina de papel na parede, para se soltar nos desenhos, e os futons redondos soltos pelo espaço. A poltrona branca foi outro pedido da mãe – um conforto enquanto bota o rapazinho para dormir.

Ah, e reparou no mapa adesivado na porta de vidro que dá para a varanda? Igual ao quarto do irmão, que você viu no NaToca. Sacada bacana!