Foram as obras do artista plástico Tomaz Viana, mais conhecido como Toz, que nortearam a Oba! Arquitetura a escolher as cores e o visual do novo quarto da Valentina. A mocinha completou 9 anos e, com a mudança de casa, os pais aproveitaram para dar cara nova a seu ambiente, já com ares de pre-adolescente.

Como os quadros (que já eram da família) trazem tons fortes, o papel de parede escolhido foi um neutro, com tons de cinza e muito charmoso (Vitória Frate, da Oba!), desenhando “montainhas”. Ajuda a destacar a arte do Toz. E o azul e um pouco do rosa que aparecem nos grafites do artista tingem alguns pontos do quarto, como o revisteiro-cabeceira atrás da cama, as almofadas e os nichos nas prateleiras.

_ Os pais queriam dar essa repaginada aproveitando peças do quarto antigo da Valentina. Os galhos que formavam a estante Árvore, por exemplo, a gente rearrumou aqui na parede, ao lado da janela _ conta a arquiteta Cynthia Bento, que assina junto com Leila Bittencourt e Miguel Capanema.

Valentinha queria muito uma cabaninha e os arquitetos tiveram a ideia de explorar o vão deixado pelo antigo armário. Forraram ali com um mapa, esticaram um futon, revisteiro na parede e surgiu o simpático cantinho de leitura, com o clima cabana. O armário foi feito em outra parede, com um espelhão em uma das portas de correr.

Outra sacada bacana no ambiente foi botar a mesa (longa, tampo transparente e cheio de divisórias para ajudar na organização) quase no meio do quarto, aproveitando os dois lados.

_ O quarto tem uma boa circulação, é grande, e a mesa sobre cavalete nessa posição deixa a decoração mais despojada, dá para sentar com as amigas dos dois lados _ explica Leila.