Quando Helene convocou Paula Daemon, da Linha Arquitetura, para pensar ideias para o quarto da filha, Nina já era uma “mocinha” (tinha acabado de completar 1 ano). O ambiente típico de bebê começava a ficar obsoleto e a vontade era de criar um universo mais estimulante para a pequena se desenvolver. Entre as várias referências pesquisadas, a opção foi pelo estilo montessoriano, com caminha bem próxima do chão, espelho embaixo da janela e brinquedos acessíveis.

_ Pesquisamos muito a filosofia montessoriana e fomos adaptando o ambiente para receber espelho, caixotes de palha (melhores que os de madeira, porque não machucam a criança), tudo rente ao piso _ explica Paula. _ Uma sacada bacana foi fazer o closet como um hall de entrada e, assim, todo mundo deixa o sapato do lado de fora, até porque o chão é um grande playground. E a cerquinha permite que Nina brinque à vontade em seu mundo.

Embaixo da janela, Paula usou tinta imantada, para colocar ímãs com letras, enfeites, e Nina poder desenhar. A cabeceira da cama – irregular – veio a partir de uma referência de Helene, que achou o efeito interessante.

_ Primeiro tínhamos pensado só em definir a cabeceira com pintura, mas resolvemos fazer de fórmica rosa, com um leve relevo. Assim não lasca e, com o uso, permanece mais bem acabada _ conta Paula.

O rosa e o verde foram escolhidos a partir de tons mais “calmos e menos vibrantes”, como o que tingiu a cadeira de fibra natural, da Bamboo Style. De resto, quadrinhos e brinquedos bacanas fizeram a diferença – principalmente junto a moldura de pau marfim (madeira clara) que desenha uma estante fina na parede, perfeita para apoiar objetos e brinquedos (os macacos foram feitos pela avó de Nina!). Pufe rosa da Lz Mini e luminária nuvem da Projeto de Gente.

_ A estante disfarçou um pilar existente. Ali, pintamos o fundo de cinza e salpicamos os adesivos de nuvens brancas. Uma forma econômica de dar uma bossa _ arremata Paula.