Depois de morar vários anos em San Francisco (veja aqui o Na Estrada), a arquiteta Fabiana Cyon e o marido voltaram para o Rio e alugaram um apartamento amplo, gostoso e repleto de luz natural, a poucos passos da praia do Leblon. O imóvel tinha dois ótimos quartos e um terceiro menor, sob medida para servir de escritório, mas assim que engravidou do segundo filho, David, ela percebeu que precisaria mexer na configuração dos ambientes. Decidiu que a melhor opção seria deixar o espaço maior, de 25m2 – onde dormia com marido – para a duplinha. E fez um projeto para dividi-lo em dois, mas sem usar paredes de gesso ou alvenaria.

_ O apartamento é alugado e quis simplificar e não investir em obras pesadas. Desenhei uma estante vazada para os dois lados que serve como divisória. Ela é de freijó e fórmica e, por isso, prática e resistente às escaladas do Hugo, que está sempre brincando ali. Consegui assim colocá-los dormindo juntos, mas com ambientes individuais e bem personalizados _ conta ela.

Em pouco tempo, Hugo, de 3 anos, e David, de 1, aprenderam qual era o seu “canto” e se tornaram verdadeiros donos do pedaço. É claro que o primogênito garante que o dele é muito mais legal que o do irmão…

_ Acho que o fato da estante ser vazada (60 cm de profundidade, possibilitando que ela seja voltada para os dois lados) foi importante, porque é uma forma deles se comunicarem e se conectarem. Estão juntos e separados e fiz uma decoração bem diferente também _ revela Fabiana, que conta que Hugo é expert em escalar o móvel e tem até um esconderijo. O futon encaixado em um dos nichos é da Biofuton.

No “lado” de Hugo, o roda-meio azul desenha um lambri simples e informal – sacada bacana para dar uma bossa em apês alugados. Embaixo da janela, uma estante com módulos (Oppa) organiza os brinquedos. A cama dele foi comprada na OLX, usada, e é da Oeuf, marca importada badalada. Almofadas da Oba! e Fina Flor. A cortina de linho bordada – um luxo! – é da Fina Flor. Tapete da Galeria Hathi e, o de urso, da LZ Mini. Placas viraram quadrinhos e foram garimpadas na Amazon por 8 dólares cada. Um achado!

Já os móveis do quarto de David foram, em sua maioria, reaproveitados do antigo ambiente de Hugo. O berço é da Ameise, assim como a cômoda e poltrona. Almofadas da Oba! e da Maré. Um bastidor bordado traz uma cena da família e foi um presente, encomendado na Pequena Loja dos Horrores – uma graça! Pufe da Galeria Hathi e os quadrinhos de animais vieram da Animal Print.

_ O adesivo junto do trocador eu comprei em Paris (@mimilou) e fiz uma pesquisa grande para encontrar algo que queria, diferente e com um tom tropical, divertido _ arremata Fabiana, que adora ver os dois se esbaldando por ali. _ Eles, aos poucos, estão começando a brincar juntos e a conviver numa boa. Não temos frescuras!