Roberta Hazan e o marido já moravam no apartamento de dois quartos,  na zona sul carioca, quando souberam que estavam grávidos da primeira filha. O quartinho compacto, que servia de closet para o casal, teria então que ganhar um novo uso: receber a pequena Helena com todo o conforto. Animados com o crescimento da família, eles foram além e encomendaram à arquiteta Alessandra Amado uma reforma completa no imóvel, para tornar os ambientes mais amplos, iluminados e integrados.

_ A gente sabia que seria um grande desafio colocar tudo o que queríamos no quarto de 7m2. Mas a Alessandra topou resolver essa parada – conta Roberta.

Afinadas com a ideia de privilegiar um estilo moderninho e sem temas, as duas definiram os tons – cinza e amarelo -, e saíram em busca de referências no Pinterest. Como Roberta resolveu fazer o enxoval nos Estados Unidos, Alessandra preparou uma lista com garimpos na Ikea e lojas da Amazon.

_ Ouvi as necessidades da Roberta, que fazia questão de ter uma cama no quarto. Como o ambiente é muito pequeno, encomendei uma com tamanho especial no Fernando Jaeger. O papel de parede achamos na Amazon e o berço é da Oba! As almofadas são da Ikea e muitos dos bichinhos vieram de Miami. Os adesivos e roupas de cama são da Mooui. No final, a base é bem simples, mas os acessórios é que fizeram toda a diferença _ conta Alessandra.

Helena, diga-se de passagem, é uma guerreira e tanto. Nasceu prematura, com apenas 28 semanas – literalmente no meio da obra do quarto. Ficou 4 meses na UTI neonatal e, enquanto isso, quem tocou a obra do quarto foi Alessandra, consultando direto Roberta.

_ Ela ficava direto no hospital e fui providenciando um monte de coisas sozinha. O quarto virou um grande projeto comum, um momento para relaxar. Quando Helena chegou em casa, foi uma enorme vitória vê-la ali, feliz e tranquila – arremata Alê.