A fisioterapeuta Camilla Noronha estava fazendo uma boa reforma em seu apartamento, na Tijuca, quando descobriu uma gravidez: em 9 meses, um bebê chegaria para dividir o espaço com ela e o marido, Felipe. Coube a arquiteta Cris Passos, à frente do projeto, repensar tudo e transformar um dos cômodos, de 9m2, no mundinho de Alice, hoje com 1 mês. A vontade do casal era por um quarto montessoriano. Junto com a arquiteta, saíram em busca de informações sobre o tema.

– Nós lemos bastante sobre os princípios deste método e decidimos aderir em alguns pontos, como colchão direto no piso no lugar do berço. Como fisioterapeuta, trabalho bastante com crianças no chão, acho bacana. E aí a Cris veio com a sugestão da armação de casinha, eu amei – conta Camilla.

– Dá uma preenchida no quarto, em vez de ficar apenas o colchão… Botamos ainda um fio de luzes com globinhos coloridos enroscado na madeira – completa Cris. – Mais tarde, dá para cobrir com um tecido e virar uma casinha para brincar.

Depois de aprovada a cama-casa, era hora de definir os tons que o ambiente teria. O rosa e o cinza marcam presença, com pitadas de amarelo nas estampas feitas pelo ateliê Mini Móbile para o trocador, o kit “berço” e o saquinho de roupas sujas. As bandeirinhas estendidas na parede também são de lá. Já na parede em frente, onde fica o trocador desenhado pela arquiteta, bolinhas cor de ouro velho foram feitas sob medida e coladas uma a uma.

Nos detalhes da decoração, muito garimpo: quadrinhos da Ikea, lustres de nuvens encontrados na internet,  poltrona de botões coloridos da Desmobilia e dois futonzinhos da Futon Company. E para completar o “clima” montessoriano, Alice ganhou um espelho horizontal perto de seu colchão para logo começar a se reconhecer, além de quadrinhos e livros sempre ao alcance da criança.

– Como a ideia é ela, logo que começar a engatinhar, ter acesso às suas coisas, foi preciso pensar na segurança. O revisteiro, por exemplo, tem as extremidades arredondadas e os quadros foram presos na parede com fita banana… Nada de pregos! – Cris dá a dica.

Amamos:

A armação de casinha em cima do colchão no chão deixa o ambiente pra lá de especial! E nota 10 para a composição pendurada na parede.

Mão na massa:

Sabe a madeira que corre por todo o quarto, bem no meio da parede? É um rodameio. Para aderir, basta mandar cortar com uma largura fina e pintar a parede, dali para baixo, de outra cor, como o cinza do quarto de Alice. Um charme!

Deixe seu comentário

16 comentários

  1. ROBERTHA

    Olá! Boa tarde! Esse quarto esta servindo de inspiração para o quartinho do meu bebê que está a caminho. Por esse motivo, gostaria de saber se haveria alguma possibilidade de mostrar a outra parte do quarto. Se tem guarda-roupa, como que ficou o restante da decoração. Fiquei muito curiosa, e imaginando como que seria o quarto completo!!!!

    Desde já agradeço a atenção.

    Responder

    • natoca

      Olá!
      A única parte que não mostramos é uma parede só com o armário, que é todo branquinho. Você pode entrar em contato com a arquiteta Cris Passos, que assina esse projeto: arquiteta@cristianepassos.com.br
      Obrigada pela visita!

      Responder

  2. Lavínia

    Olá, gostaria de saber quem fez a casinha de madeira e os nichos de casinha. Obrigada!

    Responder

  3. Maraíze

    Onde vocês compraram a cama-casinha?
    Estou com dificuldades de fornecedor! Sou de São Paulo!

    Responder

    • natoca

      Essa cama foi desenhada pela arquiteta Cris Passos, o contato dela está em Parceiros. Obrigada pela visita!

      Responder

  4. Re Cardoso

    Delicado e colorido. Ficou lindo!

    Responder

  5. Carla

    Gostaria de comprar uma cama casa; onde compro?!

    Responder

  6. Pingback: Quarto Montessoriano - Dicas e Inspirações - Casinha Arrumada

  7. Wanessa

    Os móveis são de onde? São lindos! Adorei esse tom de madeira com detalhes em rosa.

    Responder

  8. Abner

    Alguem saberia me dizer de onde seria a prateleira com borda arredonda nao encontro em lugar algum

    Responder

  9. Pingback: Decoração para quarto de bebê: Luminária Nuvem Usare - Blog Usare Design - Luminárias antimonotonia

  10. Camila

    Aonde acho esse luzeiro de nuvem ?

    Responder