Cores vivas

O espaço feito sob medida para os pequenos se esbaldarem, nessa casa espaçosa em um condomínio na Barra da Tijuca, é um verdadeiro sonho de consumo para qualquer criança. Tem gavetas setorizadas por cor (para legos, papelaria…), mesa de atividades, suportes para bolas de futebol e uma estante de ponta a ponta, com  prateleiras para deixar tudo à vista.

Fotos: Sambacine

A história dessa brinquedoteca começou quando o arquiteto Duda Porto convidou a equipe da Oba! para desenvolver a “ala” infantil dessa casa, projeto seu na Barra da Tijuca. Os proprietários, um casal jovem, pais de dois filhos (um menino de 7 anos e a menina, de 1 ano), pediu que o universo dos pequenos fosse feito com o maior capricho. Assim, eles ganharam um ambiente de cerca de 18m2, voltado para a área externa (jardim e piscina), com direito a farta luz natural e um layout bacanérrimo, repleto de boas sacadas.

– O desafio aqui foi unir brinquedos para ele e ela, sem usar cores estereotipadas. Preferimos os tons básicos, fortes e fomos setorizando o espaço para deixá-lo organizado e atraente. Ela ficou com as prateleiras mais baixas e ele, mais velho, já alcança as de cima. De um lado organizamos as pistas de carrinhos, bonecos e jogos. Do outro ficaram os dvds, livros de histórias, videogames, skate e bolas. Tudo tem o seu lugar, o que faz com que as crianças se acostumem a pegar e colocar de volta  – aponta a arquiteta Leila Bittencourt, da Oba!.

(Veja a brinquedoteca em movimento, com a própria Leila falando sobre suas ideias. Vídeo by Sambacine).

O piso amarelo, uma película vinílica bem resistente colocada em cima do cimento, foi escolhido por ser uma boa opção para quando as crianças estão molhadas da piscina, já que é de fácil manutenção e não escorrega. A estante, generosa, mistura prateleiras simples e retas, com pequenos módulos que trazem o fundo de laminado colorido, desenhando uma dinâmica divertida. Em frente à mesa, um painel de fórmica branca vira uma lousa. No fundo, um adesivo de mapa dá o tom de aventura. E o sofá, lotado de almofadas, é um convite para que a dupla, acompanhada dos pais ou amiguinhos, se esparrame em frente à TV.

Amamos:

O mix de cores setorizando os brinquedos; as bolas expostas como um item decorativo; e as luminárias divertidas em forma de balão.

Mão na massa:

A dica aqui é de organização: montar gavetas com cores diferentes, que setorizem os brinquedos, é uma forma bacana e lúdica de fazer com que as crianças participem e entendam melhor o layout do seu espaço.

Deixe seu comentário

Um comentário

  1. Pingback: Tudo em cima! - NaToca