O primeiro passo para definir o novo ambiente de Alice, hoje com 5 anos, foi escolher as tonalidades que “dominariam” o ambiente. Ana Carolina, sua mãe, pediu à dupla de arquitetos do Mira Studio – Marina Romeiro e Raphael Assaf – que privilegiasse o rosa, tom preferido da mocinha apaixonada por balé. Para fazer o mix, a opção foi trazer um verde água, considerado uma tendência para 2020, de acordo com o site WGSN, como conta Marina:

_ Adoramos utilizá-la, é uma cor reconfortante que remete à natureza, traz um aconchego… E enchemos de rosa, já que os collants e tutus são desta cor. Mas procuramos por um tom bem suave, que não pesasse o ambiente. 

Com a paleta definida, Marina e Raphael quiseram inserir uma textura, que veio através da escolha do pinus. O tom clarinho da madeira casou na maior harmonia com a tinta, sem brigar com o piso existente, e ainda resultou num orçamento mais enxuto – outro pedido da mãe. 

O desenho da marcenaria foi super simples, mas versátil, com móveis baixos que servem como banco, apoio e criam muito espaço para guardar e esconder a baguncinha do dia-a-dia. Como única criança (até agora) na família, e única filha, Alice acumulou uma grande quantidade de brinquedos, que estavam sem lugar.

_ O pé-direito tinha uma altura razoável e também exploramos o aéreo com prateleiras suspensas, criando mais alternativas para guardar e expor brinquedos e objetos mais legais _ conta a arquiteta.

Em um cantinho, uma espécie de camarim/bancada de estudos conta com espelho de luzinhas e mesa regulável para aumentar a altura. Para demarcar bem essa parte, ela foi rebaixada, criando uma pequena sanca, e teto e parede cobertos de tinta rosa – uma boa ideia simples e barata de setorizar o espaço. 

Para a pequena leitora, tem ainda muitos nichos para livros com luminária bem acima da cama. E um rolo com papel para inventar suas historinhas à vontade!

Destaque para o papel de parede floresta, que remete às borboletas, pedidas pela menina, mas de forma sutil.  

_ Ele ajudou a dar um toque mais moderno e um destaque visual ali, já que todo o resto teve que ser mais simples. Não existem borboletas na estampa, mas não conseguimos imaginar borboletas em uma floresta? A ideia aqui também foi dar asas à imaginação _ explica Marina.

A ideia aqui era criar um quarto funcional, simples, mas aconchegante e com um budget limitado, que pudesse ser aproveitado até Alice começar a entrar na adolescência. Missão cumprida!

Créditos:

Marcenaria – SL Marcenaria

Reforma (pintura e elétrica): Help

Enxoval  (toda roupa de cama, almofadas e tapete) – Nara Maitre kids

Tapete – Lorena Canal Rugs (vendido pela Nara Maitre Kids) 

Papel de parede – Lz Studio Mini

Luminária de parede rosa – My Lamp

Objetos decorativos (quadros, adornos e etc) – Nara Maitre Kids