O apartamento antigo, térreo, tipo casa, é um charme de cara. Alessandra Amado transformou toda a planta original, quebrou paredes, e conseguiu tornar o espaço uma delícia, com cada cantinho aproveitado com bom gosto e praticidade. No quarto do primogênito, Gael, a história se repete: uma cama beliche baixa, feita sob medida e inspirada em um modelo da Ikea, já prevê o futuro compartilhamento. Em cima, fica o rapazinho e, em baixo, junto ao piso, vai ser a cama montessoriana do bebê – que ainda não foi encomendado mas já está nos planos da família.

_ Sou muito prática e antes mesmo de engravidar, quando vi que teria que trocar o berço dele por uma cama (vamos mostrar o ambiente fofo de Gael bebê, aguardem…), resolvi já preparar o quarto para ser compartilhado. São apenas 8m2, muito compacto, com brinquedos, mesinha, armário. Mas consegui colocar tudo o que queria. Haja planejamento – diz Alessandra.

O ponto de partida foi a cama, tipo beliche. Por enquanto a parte de cima não está sendo usada, já que Gael dorme ainda próximo do piso, mas o móvel está pronto para servir para os irmãos. Detalhes bacanas não faltam: na lateral tem um “estacionamento”  de carrinhos (Tok & Stok); no fundo, um revisteiro para encaixar os livros faz par com um canto repleto de almofadas para se esparramar. A bancada para ele desenhar é baixa. Por sinal, tudo está ao alcance da criança, como condiz à filosofia montessoriana, que Alessandra seguiu no projeto.

_ O armário e a mesa foram revestidos de fórmica branca brilhante, perfeita para ele desenhar em cima e limpar apenas com um paninho úmido. Como um quadro negro. O legal é que vendi rapidamente tudo do quarto antigo dele no site OLX (cômoda, berço)  – revela ela.

No corredor que dá acesso ao quarto, outra sacada bacana de Alê: a parede foi forrada com um adesivo de mapa, que ela trouxe da Ikea também. Ali a ideia é ir marcando, com bandeirinhas, os lugares que a família viaja nas férias.

_ A inspiraçãol foi de uma descontraída casa de praia. No quarto, usei o cinza como base (Titanium da Suvinil), para dar um clima mais moderninho. Coloquei esse tom mais forte exatamente na parede em frente à janela, onde bate mais luz. Com isso o ambiente granha profundidade. E salpiquei verde na pintura que imita grama, atrás da cama. O tapete e edredom são da Ikea e cestos de fibra da Zara Home – conta ela.