A arquiteta Raquel Junqueira, também mãe de adolescente e amiga de Roni e Olivia, os pais de Sofia, logo entendeu o conceito para a reforma do quarto da mocinha. Era importante conseguir encaixar  tudo na metragem compacta – bancada, gaveteiro, cama alta, painel para organizar os enfeites e bijus e, ainda, ter espaço vazio no meio. E ser fofo, aconchegante, divertido e diferente. Um desafio e tanto mas que ela acabou driblando com soluções práticas e criativas.

_ Sofia adora fazer colagens, montagens, brinca com slime (massinha caseira) e, por isso, desenhei muitos nichos e espaços para ela guardar todos os seus materiais na bancada. A cama alta é uma solução bacana para otimizar o espaço. O importante é que seja executada por uma marcenaria de confiança, no caso chamei a Modelar, de Cruzília, em Minas _ explica Raquel.   

Uma ideia que fez o maior sucesso – e chama a atenção das amigas! – é o painel de pegboard (os pinos), que possibilita que ela organize ali os penduricalhos, bolsas, objetos e enfeites. Fica fácil mudar a arrumação, trocar as prateleiras de lugar, e o visual é charmoso.

_ Optei por montá-lo em pinus e fazer, na marcenaria, alguns detalhes em laca acetinada. O tampo da bancada é de melamina branca para facilitar a limpeza. E o gaveteiro ficou em tons de azul, degradê, um acabamento que Sofia amou.

Embaixo da janela, fios metálicos estilo varal prendem fotos de polaróide, que ela guarda de lembrança. Um espaço ao lado do armário virou uma mini-estante, perfeita para encaixar livros. As arandelas são do modelo Flex, da Dimlux e almofadas – e vários objetos descolados – da Oba!.

_ O legal é que o quarto ficou cheio de personalidade, é prático e Sofia adorou. Repare que junto da cama colocamos uma luminária e encaixamos um nicho para guardar os livros. Tudo no seu lugar, uma regra importante em ambientes tão compactos _ arremata Raquel.