O quarto, vazio, era um ambiente dos mais interessantes, ja que o prédio, antigo, tem pé direito alto (mais de 3 metros), porta dupla, janelas amplas e trabalhadas (ao todo 20m2!!). De cara, a arquiteta Leila Bittencourt gostou do desafio de criar ali uma “nave espacial” para os irmãos Guido e Pedro, em um dos episódios do programa “Lugar de criança”, que apresenta no GNT. E logo pensou em fazer um mezanino, para funcionar justamente como a cápsula lunar que eles tanto sonhavam.

_ Tentei seguir o tema e as demandas dos meninos, que entendem tudo do assunto, trazendo um olhar mais contemporâneo para o ambiente. Tomei partido do pé direito alto e desenhei um mezanino, com ares de nave. Não podia ser algo muito alto ou com acesso perigoso, porque o Guido tem apenas três anos _ conta Leila, dona da Oba! Arquitetura.

O grande foco do ambiente foi, portanto, o mezanino – lugar de farra e brincadeiras com os amigos. Há armários individuais para cada um, nichos para guardar os brinquedos e as camas, em si, ficam próximas do piso.

_ As portas dos armários ganharam adesivos com uma arte que parece o interior de uma nave. Acima das camas e no mezanino, o papel traz imagem de escotilhas, como se tivessem enxergando o espaço sideral de dentro do quarto. Duas luminárias de lua (@mapateca) – uma rosa e outra cinza – completam o clima _ diz ela.

Na parede oposta, uma grande bancada sobre cavaletes delimita a área de estudo. Um painel de pegboard foi a solução prática para eles terem onde prender desenhos, fotos e pequenos objetos. A roupa de cama é também uma grande sacada – com um astronauta estampado, em tamanho real. Para trazer mais luz, a janela existente foi pintada de amarelo – tom que os meninos escolheram e adoram. E, na porta, pôsteres e objetos “camuflam” a estrutura antiga do imóvel. Todo o mdf usado no projeto tem padrão de madeira clara, bem simples e prático.

_ O resultado ficou surpreendente, porque o espaço rendeu muito. Tem cama e tem brinquedoteca, tudo junto! _ avisa ela