Assim que fechou negócio da compra do apartamento em Botafogo, Simone, mãe de Antonio, decidiu que era hora de investir no quarto do pequeno e desmontar totalmente o ambiente antigo, ainda com jeito de bebê. Convocou a arquiteta Fernanda Mota, da Canvas Arquitetura, e pediu que criasse um espaço lúdico, com tudo o que o rapazinho tinha direito: lugar para colocar suas bolas, guardar os livros, brinquedos e, sim, uma parede de escalada.

_ Ao mesmo tempo a Simone queria uma marcenaria que crescesse com ele, não pretendia mudar o projeto tão cedo. E pediu que usássemos esse tom de azul mais escuro na parede e nos tecidos, porque o Antonio adora. É sua cor preferida _ explica Fernanda.

Com esse desafio de conseguir colocar, em apenas 7m2, tudo o que Antonio queria para ser feliz, Fernanda partiu para soluções funcionais e simples, desenhando praticamente todas as peças do mobiliário, como bancada e cômoda.

_ Trabalhei quase 5 anos criando peças para varejo, no escritório da Bel Lobo, especializado em arquitetura comercial. Tenho a maior prática em desenvolver móveis personalizados e descomplicados. Mas com personalidade _ avalia ela.

A bancada, por exemplo, tem lugar, embaixo, para encaixar uma mesinha menor, e vários itens ali foram pensados segundo a filosofia montessori. A cama, com tendinha (que pode ser retirada quando ele crescer), fica rente ao chão (Maria Joaquina), facilitando o deslocamento do pequeno pelo ambiente e dispensando grades. O enxoval é de Nara Maitre.

_ Usei a madeira clara, carvalho, revestindo a marcenaria, que traz um compensado com topo aparente. Esse visual é bem econômico. Outra sacada foi a estante fixada em uma placa cheia de furos, que permite facilmente mudar a posição das prateleiras. Os pinos são metálicos e atarracham ali _ arremata Fernanda.  

Fernanda desenhou ainda a cômoda – com perfil metálico, feito em serralheria, e arrematada com o mesmo laminado de carvalho. Embaixo, encaixou cestos para colocar legos. Tapete Tok & Stok, régua Maria Joaquina. Futon e almofadas nuvens da Futon Company. Luminária My Lamp e mapa da Mapateca.