Na hora de reformar todo o apartamento de cobertura, na Gávea, os pais de Bianca (9 anos) se depararam com uma questão fundamental em toda obra: orçamento. Foram tantas mudanças estruturais, banheiro e cozinhas novos, que a decoração dos quartos dos filhos precisava ser resolvida de forma eficiente, com bossa, mas sem grandes custos. A encomenda, feita à Dani Bastos e Guto Amorim, da Grão Arquitetura, autores de todo o projeto do imóvel, foi uma só: criar um ambiente gostoso nos 10m2, com o jeito de mocinha, mas tentando usar soluções de efeito.

_ Logo descartamos usar papel de parede e resolvemos as paredes com pintura. O armário, também, usamos duas tonalidades de laca, criando um grafismo que deu bossa ao ambiente – revela Dani.

A cabeceira de junco, em forma de flor, é criação da Grão em parceria com a Trama Casa. O enxoval e várias das peças garimpadas – os pratinhos escrito “LOVE” – , além dos bonecos, vieram da Nara Maitre kids, assim como a mesinha lateral.

_ Gosto muito de compor o ambiente com garimpos e vou trazendo muita coisa de fora para dar um toque mais inédito. Aqui, encontramos esses panos que viraram quadros na Urban Outfitters, americana. E a Zara Home é uma loja que vale sempre dar uma olhada, ainda mais nas liquidações – revela Dani, que é fã também da Etsy.

Para ganhar espaço para uma mesa de estudos – e a estante para organizar livros e objetos queridos -, os arquitetos desenharam uma marcenaria sob medida, que emoldura também a porta para a varanda. Simples e funcional, o móvel tem bancada, um fundo de freijó e prateleiras amarelas. A parte acima ganhou uma chapa perfurada com pinos – peg board.

_ Como tudo aqui é móvel e fluido, a Bianca pode ir mudando a configuração da estante – conta Guto, que fez questão de frisar que a mocinha, apesar dos 9 anos apenas, deu muita opinião no projeto. _ Fizemos um quarto para durar longos anos, porque já tem um tom adolescente. Seguimos os desejos dela, que escolheu as cores e aprovou cada detalhe – acrescenta Dani.