Logo que soube que estava grávida, Maria consultou sua irmã, Joana Penna, designer que mora nos Estados Unidos e mãe de um casal. A dúvida era se viajava e trazia todo o enxoval de fora, incluindo os itens de decoração. Categórica, a resposta foi rápida e rasteira: “O importante é fazer para ele o que você gosta, criar um universo único para recebê-lo. Em suma, colocar a mão na massa”. E assim foi feito. Maria viajou, comprou roupinhas e peças bacanas, mas a base do quartinho de Bernardo, de 2 meses e dono de um espaço de 12 m2, foi literalmente feita por ela.

– Prendi os quadros na parede um dia antes da bolsa estourar. Ele nasceu de 8 meses e ainda estava cheia de planos não realizados. No final, vi que tudo o que tinha aqui era lindo e maravilhoso. Não precisava de muito mais.

Mesmo nascendo um mês antes, Bernardo ganhou um quarto caprichadíssimo. Maria, que é sócia de Bebel Mascarenhas no escritório carioca Das Canoas, desenhou a cômoda e o berço, mandou forrar a poltrona da cunhada, refez o futon para ficar baixinho, próximo do chão. Fotografou estampas, ampliou e fez quadrinhos de peixinhos. Sua irmã Joana, ilustradora da série Pilar, pintou a tela do astronauta a partir da ideia do filho de 5 anos e desenvolveu também o protetor de berço, que parece uma cobra. O pulo do gato foi pintar de branco a estante existente, com um visual rústico, e colocar um adesivo no fundo, deixando-a mais leve e alegre. A cortina e o cesto vieram de fora, para não dizer que tudo é “homemade”.

– A luminária foi feita a quatro mãos, com o meu marido. Compramos essa redonda, de papel, e colamos forminhas, uma a uma, azul, claro. A luz ficou bem mais bonita.

E o móbile de bolas, em cima do berço? Foi presente do avô e o neto querido fica totalmente hipnotizado….