O sobrado de 1890, em uma vila no Horto carioca, teve a fachada preservada mas a planta completamente modificada para receber a família da jornalista Tininha Kós. Aqui, ela vive com o filho Francisco, de 9 anos, e o marido, o economista e psicólogo Dado Salem. O quarto bem resolvido do rapaz aproveitou uma área de 9m2 da circulação do segundo piso. O resultado é um espaço arejado, com duas janelas (uma para o corredor e outra para o prisma), cama, baú e bancada generosa. As prateleiras lotadas de objetos trazidos de viagens, livros e coleções acrescentam cor e graça ao ambiente, que é totalmente funcional e charmoso.

– O Francisco tem muito brinquedo e muita personalidade. Por isso achei que o quarto podia ser básico, para ele ir mudando a decoração à vontade. Olhe bem as prateleiras, tem coleção de tudo por lá! – conta Tininha, que participou de cada detalhe do projeto de reforma, feito em parceria com seu irmão, o arquiteto José Ripper Kós, e a designer de interiores Fernanda Lima.

Alguns detalhes valem destaque, como o gavetão embaixo da bancada, de rodízios, que deixa livre um nicho de 30 cm, perfeito para funcionar como uma prateleira de apoio do material escolar. Ao lado da cama, um baú-cabeceira, de madeira de demolição, guarda objetos e brinquedos fora do uso diário. Quase tudo fica à vista, pendurado em cabideiros ou exposto nas prateleiras.

– Gosto de deixar esse arsenal mais à vista. Acaba que a casa ganha vida e personalidade assim. A presença do Francisco está por toda parte – reflete ela.

Na sala, Tininha aproveitou o espaço embaixo da bancada da TV para colocar cestos com jogos, os legos do rapaz, a coleção de bolas e os tacos. Tudo bem disponível, mas organizadíssimo.