Nada de criaturas sombrias e assustadoras: o traço da suiça Katia de Conti, moradora de Genebra e dona de um movimentado ateliê especializado em ilustrações infantis, é dos mais iluminados, coloridos e divertidos. Para ela, criança tem que ser feliz e viver em um mundo (quase) encantado.

– Gosto de fazer as crianças sorrirem. Meus personagens estão sempre alegres e se comunicam com o mundo usando um tom leve, de brincadeira – avisa.

Seu ateliê, espaçoso, é o lugar em que ela passa grande parte do dia, com vista para as montanhas ao redor de Genebra. Inspiração ali não falta e Katia, que trabalha ao lado do marido (JP Kalonji, também ilustrador, aparece com ela nas fotos), atualmente está grávida do seu primeiro filho e busca um espaço maior, onde possa trabalhar e morar. Imagina como vai ser o quarto do baby?

_ Muito simples, com piso de madeira e móveis com design limpo. Não gosto de nada over. Adoro usar cores, mas elas têm que ser harmoniosas, principalmente no ambiente em que vivemos. Acho importantíssimo ter também uma cozinha das mais convidativas, para fazer muitos bolos e biscoitos com as crianças. A casa, a meu ver, deve ser toda usada pelos pequenos, as áreas de convivência precisam ser fluidas, abertas e generosas. Isso, sim, faz uma criança feliz.

Em tempo: o trabalho de Katia não se restringe a livros. Ela faz desenhos avulsos, que podem ser emoldurados, as bonequinhas Momiji (Momiji dolls), estampa uma linha infantil de relógios da Swatch, tem uns monstrinhos divertidos de pelúcia e inventa de tudo um pouco quando o assunto é criança alegre e feliz.