A parede branca, meio “apagadinha”, entrou na mira das designers Mariana Moraes e Mariana Marx, do ateliê Nina Moraes, assim que entraram na brinquedoteca de 12m2, em uma casa na Barra da Tijuca. Logo imaginaram uma transformação radical que pudesse levar graça sem grandes investimentos ao ambiente – tarefa dada pela mãe de Isabela e Chico (2 anos) à dupla. A superfície foi toda pintada de preto lousa (a tinta que funciona como um quadro negro) e adesivos coloridos de planetas, estrelas e foguetes, desenhados para compor um universo dos mais lúdicos.

– A ideia de apostar nesse tema surgiu a partir de um tecido que a gente tinha garimpado e guardado no nosso acervo, com naves espaciais… Acabamos usando ele para forrar nichos quadrados que ficam na parede e almofadas – conta Mariana Marx

O teto, que já tinha um rebaixamento de gesso, ganhou um sol amarelo onde ficam pendurados mais planetas, costurados em crochê pelo ateliê. Para coroar esse universo, as designers ainda fizeram uma cabana foguete com tecidos estampados – um barato! E na porta do armário também tem foguete em pleno lançamento, em um adesivo.

Do outro lado do ambiente, a marcenaria que já existia agora conta com prateleiras e nichos para livros  e brinquedos, e ainda uma mesinha com uma bobina de papel para as crianças desenharem. No quesito organização, as duas Marianas bolaram etiquetas em forma de nuvem e palavras escritas imitando giz. Ficam grudadas nas gavetas para indicar onde cada item está guardado: “fantasias”, “panelas”, etc.

– Ah, e um dos pontos altos da brinquedoteca é também o teatrinho – ressalta Mariana Moraes. – Na parede preta de universo, uma espécie de portinha se abre, para eles brincarem com fantoches atrás dela. Com o mesmo tecido, fizemos a cortininha do “palco”.

Amamos:

A parede preta com os adesivos e o teatrinho, com a tenda de foguete é realmente um barato para a decoração e a criança. Como não amar?

Mão na massa:

As etiquetas-adesivos são uma ótima dica para ajudar a organizar brinquedos, roupas, qualquer item no quarto das crianças. Pode usar etiquetas coloridas, cortar em formatos diversos (como a nuvem), imprimir uma personalizada...

Deixe seu comentário