O pedido da mãe de Sofia, 2 anos, foi um quarto que fugisse do rosinha princesa, tivesse um canto para leitura e acompanhasse o crescimento da menina. A arquiteta Hana Lerner teve logo a ideia de investir no cactus para levar graça, cor e originalidade ao amplo espaço, de 17m2. Foi aí que entraram em ação as designers do ateliê Nina Moraes, pesquisando possibilidades e estampas com a plantinha.

_ Em vez do papel, fizemos adesivos e colamos um a um na parede. Fica lindo e ainda é uma forma de reduzir os custos do projeto _ conta Mariana Moraes, do ateliê. _ Achamos também um tecido lindo, cheio de cactus, ótimo para forrar almofadas, futon, a letra “S” e a cortina da casinha.

A casinha, em alta na decoração de quarto infantil, aparece aqui como uma cabana em lona, cobrindo o início da cama – a maior diversão para Sofia.

_ E o legal é que quando ela crescer um pouco ou enjoar, é só tirar e fica uma cama normal tatame, com um colchão padrão de solteiro _ acrescenta Hana Lerner.

Outro item pensado para atender ao pedido da mãe foi a “cápsula” redonda, que é um nicho com colchão para a pequena se esparramar, com um livro em mãos. Ao lado, a mesa com pés reguláveis vai crescendo com a criança – basta, então, mudar a cadeira. Nessa mesma parede, tem ainda uma lousa coberta por bobina de papel para ela desenhar à vontade (com giz ou canetinhas) e nichos fixados de forma irregular. Tudo desenho de Hana.

As bandanas entram colorindo o quarto com laranja, amarelo, verde e rosa. Misturam-se ao mix de almofadas e também no fundo de alguns nichos da estante.

_ É uma bela maneira de levar tons mais fortes pra decoração: uniformizando uma estampa _ diz Mariana Marx, a outra sócia do Nina Moraes.

O crochê, marca registrada do ateliê, toma conta dos detalhes: o fio de flores e folhas em volta da casinha, o tapete, os puxadores forrados que servem como ganchos (repare na parede), os bastidores e móbiles pendurados…

Ah, e logo na entrada do quarto, um armário em clima camarim é puro charme! A arara foi feita com tubo de cobre e rodízios, no estilo industrial, e cabides forrados com bandanas.

_ A ideia aqui é Sofia pendurar suas fantasias e brincar nesse espaço ou levando a arara para dentro do quarto, já que ela se desloca facilmente com as rodinhas _ explica Hana Lerner.