Clara, 8 anos, ficou triste quando mudou de apartamento. Sua mãe, a atriz Ingrid Guimarães, resolveu então caprichar no novo quarto da menina e acertou em cheio! Chamou a arquiteta Hana Lerner e o ateliê Nina Moraes para bolar um super projeto. A primeira ideia foi juntar suas referências.

_ Ela transita muito pelo teatro, com a mãe, e pelo universo das artes, com o pai (René Machado, artista plástico), então juntamos essas duas áreas que conversam tão bem no seu espaço, em um clima espetáculo, bastidores e ateliê _ conta Hana.

Em total destaque, um minipalco de tablado em freijó e gavetas amarelas embaixo, mais cortinas rosa-choque estilo teatral (presas em uma estrutura de tubos no teto) anunciam: “teatro da Clara”.  Nessa parede, revestida por papel imitando tijolinhos brancos, tem uma grande bobina fixada com dois rolos de papel. Ótima sacada: Clara pode desenhar e escrever à vontade ali e ainda usar como fundo para o cenário de suas peças no palco.

Bem ao lado, tem lugar certinho para uma arara feita sob medida, com rodinhas e tubos para suas fantasias. E repare no detalhes artesanais da Nina Moraes por todos os cantos: cabideiros na parede forrados de crochê, o nome da mocinha pendurado, aramados com passarinhos, cabides na arara forrados com tecidos, fio de luz com flores nas cortinas…

Flores também cobrem o armário branco e básico. São os adesivos (Nina Moraes) que deram cara nova, levando ainda cores vibrantes para o ambiente, um pedido da Ingrid. A beliche já era de Clara e ganhou almofadas com os tecidos nas estampas do quarto, e a cortininha amarela.

Do outro lado, a marcenaria toda planejada por Hana inclui uma escrivaninha-penteadeira, com direito a divisórias para acessórios (óculos, lacinhos, etc) e espelho com luzes “bastidores”. A inspiração ateliê fica por conta do cavalete sustentando uma das pontas da mesa, e suas criações em exposição.

_ Ao lado dessa mesa, fixamos um varal para ela deixar seus desenhos e pinturas, e uma prateleira fininha também com essa função _ complementa a arquiteta.

Um charme a estante com bancadinha, gavetas verde água, parte forrada com papel de parede zigue-zague e os baús adesivados encaixados (Nina Moraes). E tudo pensado para ser facilmente desmontado e deslocado para uma nova casa.