Quando completou 2 anos, o casal de gêmeos Bento e Manu ganhou uma super reforma no quarto de 16 m2. O clima bebê deu lugar a um ambiente dos mais divertidos e confortáveis, todo encomendado pela mãe, Karoline Passos, à arquiteta Hana Lerner e ao ateliê Nina Moraes. Para dar forma aos pedidos e ideias que surgiram dessa parceria das três, Hana desenhou praticamente toda a marcenaria sob medida e privilegiou uma decor unissex, sem demarcar o espaço de cada um.

_ Um dos desejos era que eles dormissem juntos, então pensei em um deque para caber as duas camas e rendesse brincadeiras por ali também _ conta Hana.

O deque se estende por uma parede inteira, com protetor, gavetas embaixo e lugar para encaixar colchões. É nessa parte do quarto que um grande mapa imantado, feito pela Nina Moraes, virou revestimento.

_ O mapa é um papel bem personalizado. Incluímos todos os países e botamos símbolos que remetem a eles, como Cristo Redentor, Mickey… E como o centro é imantado, dá para fixar ali recados, fotos, deixar ele bem interativo para as crianças usarem, botarem trabalho da escola… Esse quarto foi um dos trabalhos mais autorais do nosso ateliê _ explica Mariana Moraes, à frente da Nina Moraes.

É do ateliê ainda o enxoval com toques de jeans e estampa digital. Como Bento é apaixonado por música, ganhou uma almofada de guitarra. Tem ainda o adesivo de árvore que faz um fundo para a estante e uma luminária de sol em cima (repare).

A iluminação, aliás, se destaca por lá, com luzes suaves que acendem em diversos cantos, os lustres de nuvens e as “estrelinhas” no teto, de leds. (Estrelas ainda desenham a estampa do tapete e o varal pendurado lá na casinha!)

Um dos pontos altos do projeto, literalmente, é a casa cabaninha, com direito a janela que abre e varandinha. Suspensa, tem espaço dentro para futons e almofadas. No dia a dia, a escada dá acesso a ela, mas pode trocar por um escorrega que também encaixa ali. Sucesso absoluto com a dupla, claro!

Para guardar brinquedos, a arquiteta desenhou baús e gavetas pra bancada, atrás da mesa de brincar (com portas-lápis encaixados) e uma estante que mistura madeira e estrutura metálica amarela, onde fica a TV. Os nichos, veja, ganharam fundos de cores diferentes.

_ Fizemos também um espacinho de leitura, com um revisteiro na parede e futons no chão, logo na entrada do quarto, onde fica a régua para acompanhar o crescimento dos pequenos _ completa Hana Lerner. _ Um quartão com todos os cantos aproveitados.