Na Estrada: biblioteca na Holanda

OBA, uma biblioteca tão divertida quanto um playground. É assim que REGINA GALVÃO, editora da revista Casa Claudia e apaixonada por design, define a Openbare Bibliotheek de Amsterdã. Ela acaba de voltar da Holanda encantada pela arquitetura e, principalmente, pelo espaço infantil do prédio público, onde seu filho TIAGO, de 5 anos, se esbaldou.

Fotos: Regina Galvão

Tags:

“Visitar uma biblioteca durante as férias pode parecer programa de índio, mas não se você estiver em Amsterdã. Pública, a Openbare Bibliotheek Amsterdam (OBA) é a maior da Holanda e também da Europa com 28 mil m² distribuídos em sete andares. O que mais nos interessou, no entanto, foi o primeiro nível, onde fica o departamento infantil. Com poltronas superconfortáveis – a Donna do italiano Gaetano Pesce, centenas de livros organizados em estantes ondulantes e atrações inesperadas, como uma cabaninha indígena, um enorme urso polar e uma mansão de ratos decorada (obra da artista Karina Schaapman), o espaço proporciona bom divertimento para os pequenos.

Esta foi a segunda vez que levamos nosso filho Tiago ao local. Na primeira vez, ele tinha menos de 2 anos e engatinhou pelos corredores do edifício de arquitetura moderna, planejada pelo holandês Jo Coenen. Aos 5 anos, curtiu muito mais o lugar e ainda teve a chance de participar de uma atividade recreativa com várias crianças holandesas e até uma brasileira, o Tomás, que se mudou para o país nórdico há seis meses com os pais. Inaugurada em 2007, a OBA funciona sete dias por semana das 10 às 22 horas e recebe cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano.

Depois do passeio, localizado bem pertinho da Estação Central de Trens, é possível desfrutar das delícias dos dois restaurantes ou do café sediados no prédio. No último piso, encontra-se o La Place com sistema self-service e um ótimo terraço para se admirar a vista da cidade. No mezanino, está o Vapiano, com pizzas, massas e saladas. Ali, funciona ainda uma estação de rádio, um teatro e salas de conferência e de exposição. Divertimento garantido com entrada gratuita”.

Endereço: Oosterdokskade, 143, Amsterdã.

Funciona: de segunda a segunda, das 10 às 22 horas.

Entrada gratuita com estacionamento reservado para 2 mil bicicletas no subsolo.

Deixe seu comentário

Um comentário

  1. Felipe

    Parabéns à você por proporcionar isso ao seu filho, um tanto quanto de cultura, sabedoria e respeito!!!
    Isso aí Gavras!!

    Sou seu fã!!!

    Responder