Francesa à carioca

Filha de ALEXIA E DICO TOSTES (do post “Férias em família”), a jovem MARGOT escolheu os tons de amarelo e lilás e definiu o estilo relaxante do seu quarto – um ambiente com jeito de mocinha, banhado de luz natural no segundo piso da casa no Itanhangá. E quem fez tudo, literalmente, foi sua mãe, que comanda o ateliê Lutèce.

Fotos: André Nazareth

Margot, 13 anos, descolada e uma simpatia só, sabia o que queria no seu quarto: uma cama com dossel, uma penteadeira e um sofá gostoso para a leitura (ela lê sem parar). E, ainda, espaço para organizar o material da escola e uma mesa de estudo. Sua mãe, a francesa Alexia Tostes, do ateliê Lutèce, de linhos artesanais, resolveu a questão sem grandes investimentos e com total simplicidade. Em uma viagem para Paris, viu uma cama montada nesse estilo, cercada de cortinas leves presas a finos cabos de cortina. Pronto: era a solução perfeita para resolver o espaço da filha adolescente. A etapa seguinte foi definir os tons predominantes das almofadas e mantas de tie-dye – amarelo e lilás -, tingidas no ateliê montado nos fundos da casa, na Barra da Tijuca.

– Propus para a Margot que prendêssemos as cortinas de gaze de linho (Lutèce) nesses cabos e enchêssemos a cama, aproveitada do quarto antigo, de almofadas coloridas, para ganhar uma carinha de sofá aconchegante. De resto, usamos o que já tinha ali, só acrescentamos a lousa na lateral, que serve de painel para recados das amigas, e demos uma caprichada na penteadeira, com divisórias que facilitam guardar as bijuterias e presilhas – conta Alexia.

Fãs de uma estética mais solta e leve, elas deixam os cestos coloridos no chão, guardando chinelos e revistas. O fio de luzes de bolinhas (na cadeira) é colocado na janela no fim de tarde para deixar o ambiente mais aconchegante.

– O quarto é feminino, mas sem ser excessivo. Tem o jeitinho da Margot, que pode trocar o que quiser de lugar, mexer, se espalhar. Temos esse estilo meio europeu de viver, com uma base muito simples, e acessórios e tecidos que colorem e fazem a diferença.

Amamos:

A combinação original do amarelo com roxo; a cama improvisada de dossel; as cortinas de gaze de linho esvoaçantes.

Mão na massa:

Montar um dossel com cabos de aço e cortinas de linho presas com ganchinhos é uma forma simples de tornar o ambiente mais romântico e feminino.

Deixe seu comentário