O gramado no prédio onde a designer Taís Lancates mora, no Recreio, foi o palco de uma oficina de brinquedos das mais animadas, repleta de ideias simples, que mães e filhos podem fazer juntos nessas férias. A primeira providência foi montar o set: Taís, sempre criativa, fez uma bancada forrada de tecido (sobre dois cavaletes) que imita toras de madeira – um charme! Trouxe vários objetos que deram o tom de “oficina”, caixas, tesouras, colas, tintas, papeis, escadinha… E as crianças, Marina, de 6 anos, Jorge Felipe, de 8, e os irmãos Bernardo e Marina, de 7 e 4 anos, se esbaldaram de tanto inventar moda.

Seguem aqui algumas dicas para fazer um playground nesse estilo ao ar livre, descontraído e envolvente.  

. Busque uma sombra fresca para montar a oficina. Abra no piso um tecido confortável e espalhe o material: tintas, tesouras, papéis coloridos.

. Pufes de pneu: esses foram cobertos com grama artificial (comprada a metro na região do Saara) e ganharam uma tampa, para fechar o buraco no meio e virar assentos.

. Teatrinho de fantoches: Taís usou uma caixa de pizza de papelão (40 x 50 cm), tirou o retângulo do fundo para abrir um buraco onde fica o palco. Usou essa aba para criar uma “caixa” que serve para guardar fantoches. A frente do teatro foi estampada com papel colado, cortininhas de tecido e, em cima, uma alça de couro facilita o transporte. Dentro, bonecos de papel, recortados, foram fixados em palitos de picolé (e viraram os fantoches).

. Forte apache de papelão: faça o molde em cartolina e risque o modelo no papelão rígido (1m x 30 cm), lembrando que a estrutura precisa formar um quadrado, com torre e porta em forma de arco. Depois, basta fazer as dobraduras e deixar que algum dos pequenos pinte do seu jeito.

. Tenda: essa foi feita com dois sarrafos de pinus de 2,20 x 1,20 m (as bases), e 4 sarrafos de 1,10 x 4,5 cm de largura (que fazem o X). O de cima, na horizontal, mede 1,40m (e tem 1 x 1 cm). O tecido precisa ser cortado na medida para fechar toda a estrutura (esse de tijolinhos foi um “achado” da designer, na regiào do Saara). Fitas de algodão arrematam ligando lado a lado as abas para não deixar a estrutura abrir.  

. As crianças se esbaldaram também prendendo recortes de papel em  fios de barbante, criando bandeirolas fofas com bonecos, letras…. Experimente usar estampas bacanas, encontrados em lojas de Scrap Book.