Maria e sua irmã, Antônia (do post Aqui tem história), dividem com os pais a casa confortável no Alto de Pinheiros, em São Paulo. E é aqui que elas construíram, com a ajuda da mãe, a publicitária Ana Demartini, um mundo mágico, onde cada pedacinho de sua trajetória é valorizada como uma obra de arte. No quarto de Maria (clicado para o site da Marisol), esse conceito está bem presente na composição de peças, mimos e bibelôs que lotam a parede em cima da escrivaninha rosa. Tem de tudo um pouco: um cuco feito pela bisavó, lembrancinhas de festas de aniversário antigas, bordados, bonecas. Sem grandes ordens. Faz parte da história de Maria? Então tem lugar garantido nessa colcha de retalhos.

– Eu acredito em uma decoração mutante, viva. E coloco isso em prática direto nos quartos das meninas. Todos os dias estamos trocando algo de lugar, revendo o que é importante, o que já passou… Acho que assim estamos desenhando uma história muito rica – aponta Ana.

O dom artesanal da avó portuguesa, Graça, está por toda parte – nos bordados, bonecos e na trabalhada colcha de retalhos de crochê. O papel de parede (um patchwork) é da Wallpaper e o lustre, de tecido plissado, foi trazido de Londres. A escrivaninha rosa é antiga e ganhou novos ares com a pintura. A cama e o criado-mudo foram garimpados em um antiquário e dois colchões, sobrepostos no chão, servem como um sofá informal e recebem as amigas, sempre por perto.

– Minha mãe é portuguesa, mora em Porto Alegre e sempre que vem aqui costura ou borda alguma coisa pra gente. Todas nós gostamos de fazer coisas com as mãos. De criar. Nossa história é repleta de ícones femininos, desse amor pelo artesanal. Não sei se elas vão repetir isso no futuro, mas me emociona isso porque elas estão vendo, compondo junto, uma lembrança pra vida – diz Ana, que usou bastidores de tear como moldura de quadros que exibe junto com outras memórias das meninas, entre elas elementos decorativos das festas de aniversário da dupla.

Por sinal, a tenda fofa que você vê montada no meio do quarto vem da Lovely Tents, a empresa de Ana, que monta festas de pijama encantadoras. Literalmente um sonho – que em breve vai virar mais uma história aqui no NaToca. Aguarde.

Amamos:

A tendinha montada no meio do quarto, uma forma lúdica e linda de brincar com as amigas. O mix de estampas e objetos, que lotam cada cantinho. E o balde de tricô, que mostra a aptidão para trabalhos manuais das mocinhas.

Mão na massa:

A parede “viva” montada por Ana é um grande composé de memórias. A ideia é reunir tudo que tem um significado na vida do pequeno e ir montando o seu álbum-instalação.

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Tarsila Girão

    Boa tarde, e esse lustre lindoo, onde encontro??

    Responder

  2. Anita

    Quero esse !!!

    Responder