Beatriz Kato se mudou para uma casa com jardim e piscina, em Itacoatiara, quando os três filhos ainda eram pequenos. Ali eles cresceram no melhor estilo “pé na areia”, andando de bicicleta pelo bairro, e pegando onda no mar (quase) em frente. Agora, cada um seguiu seu caminho: uma mora na Austrália, outro em Friburgo e a caçula, no Rio. Mas os netos vivem por lá, principalmente os irmãos Vicente, de 9 anos, e Constanza, de 3, além da pequena Olívia, de 1 ano. E Bia não se cansa de tornar o espaço o mais divertido possível. Designer e dona do ateliê Fora do Sério, ela é expert em mexer com tecidos e criar produtos de decoração foférrimos. Para ambientes de todas as idades.

– Geralmente, quando eles vêm, espalhamos os brinquedos pela sala e nos divertimos a valer. No ateliê, que fica ao lado da piscina, criamos máscaras com caixas de papelão ou aventais de tecido. Eles amam participar desse universo artesanal em que vivo.

Bia assume que é  fã de estampas coloridonas. Na sala, usou um papel de parede que trouxe da Argentina, azul e branco, e subiu com ele pelo teto. Combinou com o bufê antigo, herança de família, que tingiu de laca brilhante amarelo ovo. Os móveis e tapetes são, na maioria, da loja carioca do Fernando Jaeger que pertence a sua irmã, a designer Regina Kato. No quarto, a sensação fica por conta da coleção de brinquedos antigos (que foram de Bia!) e do moisés, adaptado em um cesto grande de vime.

– Eles adoram brincar de casinha aqui. Tiramos os brinquedos das prateleiras e colocamos em cima da cama. Vira uma festa!

E a garotada parece sentir esse aconchego, cercando e seguindo Bia por todos os lados, pedindo para ela contar histórias e cobrando as surpresas divertidas, escondidas nas várias caixas que lotam os armários.

– Sou um baú de histórias e de memórias – afirma ela.