Dia das mães

A varanda do delicioso apartamento tipo casa da chef “detox” ANNA ELISA DE CASTRO, uma das apresentadoras do programa “Fazendo Festa”, do GNT, e à frente do bufê 3 na Cozinha, funciona como um espaço gourmet, compartilhado entre ela e seu filho VICENTE, de 6 anos, dono total do pedaço. Foi ali que ela deu uma aula divertida, ensinando a preparar, com as crianças, comidinhas apetitosas para comemorar o dia das mães.  

Fotos: Andrea Marques

Tags:

Vicente, espertíssimo e falante, adora homous, aveia, banana, abacate, alface, abobrinha…. Um belo dia, abriu a geladeira, montou uma salada de tomate e coentro – e comeu todinha. É um acompanhante perfeito para testar as iguarias que sua mãe, a carioca Anna Elisa de Castro, prepara para o bufê 3 na Cozinha e o N.O.S. (Natural, Orgânico e Saudável), o programa de 7 dias de detox completo, com refeições entregues diariamente na casa da pessoa. Tudo feito por ela, só com produtos frescos. Para incrementar de leve o almoço de Dia das Mães, ela propôs receitas rápidas, que envolvem as crianças na brincadeira e estimulam o prazer de brincar de chef em volta da mesa. (Veja abaixo os passo a passo das receitas e o vídeo com o pequeno Vicente no comando).

– Criança pode e deve participar do ritual de preparar a comida. Isso faz com que elas se tornem menos difíceis para experimentar novos sabores. Desde cedo, acostumei o Vicente que frutas, legumes, verduras, grãos e cereais são o básico da nossa alimentação e o incentivei a provar de tudo. Hoje, ele é um ajudante dos mais aplicados. E saboreia com prazer – conta Anna.

Verdade que, para montar esse cardápio, Vicente cortou, sem cerimônia, cebola (sob o olhar atento da mãe), amassou e misturou o abacate, espremeu o limão e comeu o Guacamole com gosto, mesmo depois de Anna colocar umas gotinhas de pimenta Tabasco. Em seguida, prepararam juntos a granola (que vai ao forno) e, com  esse mix, fizeram uma cobertura crocante para os espetinhos de sorvete de banana.

– Em geral, tenho a granola pronta em casa. Só passo a banana no iogurte natural, para dar uma liga. E coloco no congelador por 15 minutos – arremata ela, que morou por dois anos em Nova York, onde fez um curso completo de culinária natural seguindo os conceitos do livro “The Modern Vegetarian Kitchen”, a bíblia onde começou a estudar e se apaixonar pelo assunto.

 

 

GUACAMOLE (8 pessoas, aperitivo)

3 abacates mexicanos (de casca preta, o Haas)

1/4 xic. de coentro picado

1 xic. de tomate cereja orgânico (tipo pera)

1 cebola roxa média picadinha

1 limão (suco)

Gotas de pimenta Tabasco

Sal e pimenta (Tabasco) a gosto

Amassar o abacate com um garfo, sem deixar virar purê. Ir misturando todos os ingredientes, salpicar por último o coentro e a pimenta, e comer acompanhado de biscoito Garytos.

 

SORVETE CASEIRO DE BANANA

Palitos de picolé

1 e 1/2 xic. de granola feita em casa

1 e 1/2 xic. de iogurte orgânico integral

6 bananas orgânicas (se ela for grande, cortar ao meio)

Descascar as bananas, fixá-las no espeto, passar no iogurte e na granola (0 truque é deixar com bastante granola, para ficar bem crocante, quase escondendo a banana). Basta meia hora  no congelador para virar um picolé saboroso.

 

GRANOLA

3 xic. de aveia

½ xic. de amendoas  em lascas

1/2 xic. de flocos de arroz

1/2 xic. de gérmen de trigo

1/2 xic. de farelo de trigo

½ xic. de linhaça

½ xic. de gergelim

½ xíc. de açúcar mascavo

½ xic. de coco ralado desidratado

2 colheres de sopa de canela

¼ colher de chá de sal

Noz moscada ralada

½ xic. de amendoas  em lascas

1 xic. de mel

Misturar todos os ingredientes secos e acrescentar por último o mel. Levar ao forno e mexer de 5 em 5 minutos por aproximadamente 30 minutos.

Deixe seu comentário

Um comentário

  1. Pingback: Submarino amarelo - NaToca